MULTIDATAS COMEMORATIVAS

29 de Abril: Dia Internacional da Dança

29ABRILDIADANCA630X

A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.

Nos primórdios da humanidade, a dança nasceu associada às práticas mágicas do homem, com o desenvolvimento da civilização, o rito separou-se da dança. O homem dançava pela sobrevivência, dançava para a natureza em busca de mais alimentos, água e também em forma de agradecimento.

No antigo Egito era ritualística e tinha características sagradas. Dançava-se para os deuses, em casamentos e funerais.

Na Idade Média a dança, como todos os outros movimentos artísticos, sofreu um retrocesso. A dança, pelo fato de se utilizar do corpo como expressão, foi considerada profana, porém, continuou sendo praticada pelos camponeses.

No Renascimento a dança ressurge e é apreciada pela nobreza adquirindo um aspecto social e tornando-se mais complexa e passa a ter estudos específicos feitos por pessoas e grupos organizados sendo conhecida como balé. Até essa época a dança era algo improvisado, só a partir do Renascimento passa de atividade lúdica, de divertimento, para uma forma mais disciplinada, surgindo repertórios de movimentos estilizados.

A dança moderna é uma negação da formalidade do balé. Os bailarinos trabalham mais livres, porém não rompem completamente com a estrutura do balé clássico. Os movimentos corporais são muito mais explorados, existe um grande estudo das possibilidades motoras do corpo humano. Solos de improvisação são bastante frequentes.

Já a dança contemporânea surgiu na década de 1960, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de intensas inovações e experimentações, finalmente – na década de 1980 – a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria. Os movimentos rompem com os movimentos clássicos e os movimentos da dança moderna, modifica o espaço, usando não só o palco como local de referência.

O Balé é o nome dado a um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o Século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. Hoje é um dos estilos de dança mais conhecidos e praticados, além de ser considerado um excelente exercício / GB Imagem

A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la.

ES

29ABRILDIADANCAED

Esta entrada foi publicada em 29/04/2015 às 2:55 AM e está arquivada sob Sem categoria. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.
%d blogueiros gostam disto: