MULTIDATAS COMEMORATIVAS

13 DE JUNHO – Dia do ecologista brasileiro

13 DE JUNHO - ECOLOGISTA

164º dia de 2015 (faltam 201 para 2016)

Dia do Ecologista Brasileiro. Hoje comemoramos o Dia do Ecologista Brasileiro. Sendo assim, vale passear um pouquinho na história e entender como surgiu a definição “ecologista”:

Bem antes dos termos “ecologia” e “meio ambiente” serem reconhecidos e esclarecidos, um importante e influente político brasileiro já defendia as causas da natureza. Este homem foi José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência do Brasil (Santos, 13 de junho de 1763 — Niterói, 6 de abril de 1838)

Líder diferente e perspicaz no meio histórico nacional, Bonifácio foi contra a escravidão e a favor do uso racional da natureza, sendo o primeiro político a integrar a ecologia em um projeto nacional.

Defensor da luta contra o desmatamento, José Bonifácio tentou diminuir a destruição das florestas e fez previsões sombrias, como no trecho abaixo:

“Nossas terras estão ermas, e as poucas que temos roteado são mal cultivadas, porque o são por braços indolentes e forçados; nossas numerosas minas, por falta de trabalhadores ativos e instruídos, estão deconhecidas ou mal aproveitadas; nossas preciosas matas vão desaparecendo, vítimas do fogo e do machado da ignorância e do egoísmo; nossos montes e encostas vão-se escalvando diariamente, e com o andar do tempo faltarão as chuvas fecundantes, que favorecem a vegetação e alimentam nossas fontes e rios, sem o que o nosso belo Brasil, em menos de dois séculos, ficará reduzido aos páramos e desertos da Líbia. Virá então esse dia, terrível e fatal, em que a ultrajada natureza se ache vingada de tantos erros e crimes cometidos”. (José Bonifácio, Representação à Assembleia Geral Constituinte do Império do Brasil sobre a Escravatura, 1823).

Então, hoje fica a homenagem para todos aqueles que seguem o exemplo de José Bonifácio e lutam em prol do bem mais precioso da humanidade: a natureza! Viva os Ecologistas Brasileiros!

Fonte: Mundo Verde

Esta entrada foi publicada em 13/06/2015 às 10:20 PM e está arquivada sob Sem categoria. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.
%d blogueiros gostam disto: