MULTIDATAS COMEMORATIVAS

14 de junho • Dia de Santo Eliseu

14 JUNHO - SANTO ELISEU

O Profeta Eliseu e a tradição do Carmelo (Memória – Santo Eliseu Profeta – 14 de junho) – Frei Wilmar Santin, O.Carm. – “História e Espiritualidade Carmelitana”
Posted in Castelo Interior, Civilização Ocidental e Transcendência, Cristianismo e esperança, Cultura da indiferença, Fé Cristã e Mística, Moradas, O Amor não cabe em um chip…, O amor transmuda a dor…, Transcendência e Crise, tagged “Consolação”, “Feliz o que Ama a Deus” (Poesias – Santa Teresa de Ávila), “Livro da Vida” – Santa Teresa de Ávila, “Nada te Turbe” (Santa Teresa de Jesus/de Ávila) – Sacralidade e Música (Mídia-YouTube), “Caminho de Perfeição” – Santa Teresa de Jesus, 14 de junho – dia de Santo Eliseu Profeta – Frei Wilmar Santin (O.Carm.), 14 de junho – Memória – Profeta Eliseu: “O modelo de monge” – Frei Wilmar Santin (O.Carm.), A Sacralidade do Corpo, A Sacralidade no mundo, Castelo Interior, Civilização Ocidental e Transcendência, Cristianismo e esperança, Cultura da indiferença, Fé Cristã e Mística, Memória – 14 de junho – Santo Eliseu Profeta – Frei Wilmar Santin(O.Carm.), Moradas, O Amor não cabe em um chip…, O amor transmuda a dor…, O Profeta Eliseu e a tradição do Carmelo – Frei Wilmar Santin (O.Carm.), O vazio e o inefável, Paz interior, Sacralidade, Superação, Transcendência e Crise on 16 de junho de 2009 | Leave a Comment »
Os dias correm, e apesar de acompanhar os tempos, não admito que minha vida seja vivida em “tempo real”… O dia dedicado à memória de Santo Eliseu transcorreu no dia de ontem, dia 14 de junho. Entretanto, a cultura que denomino de “correria” depõe contra tudo que há de melhor na vida… A informação em “tempo real” não é um mito dispensável quando está a serviço de buscas, resgates, ou jornadas de personalidades importantes para a melhoria de vida de todos os seres humanos. Ou seja, a cobertura “on line” dos passos de papas, presidentes, ou encaminhamento de conferências de paz ou de pactos de proteção ambiental, entre outras ações, são vitais para as nossas vidas, tanto no plano material, quanto no afetivo e espiritual. Afora isto, devíamos buscar a “desacelaração” – como já está sendo proposta em alguns países da Europa.
Estava intrigada com algumas pesquisas que apontavam o Profeta Eliseu como “o duplo espírito de Elias”. Encontrei a pesquisa abaixo, que resulta fascinante. Para mim, frei Wilmar Santin (O.Carm.), ao trazer tantas referências, traz algumas pistas para a recente evocação do “Ano Sacerdotal”, pelo papa Bento XVI.
Frei Santin apresenta uma encantadora descrição do sentido do Carmelo como um todo. Menciona o que Santa Teresa de Ávila pensava sobre a vida, a missão de Santo Eliseu. Também inclui a singela analogia, cheia de convicção que Santa Teresinha do Menino Jesus, faz em Lisieux, a partir de sua cela chamada Santo Eliseu (no dormitório Santo Elias), invocando a Deus o “dobro do seu espírito”…
Este frei carmelita nos traz também a riqueza da história carmelitana, através das sutis interpretações – ao longo da história cristã – da vida destas duas pessoas impregnadas pelo Espírito de Deus, e com absoluta entrega. Os dois profetas e santos são inseparáveis na essência ao amor a Deus-Pai, que criou tudo em espírito de Justiça e Misericórdia. Um deles, arrebatado aos céus no relato do Antigo Testamento – Santo Elias Profeta é visto por seu seguidor – Santo Eliseu Profeta, a quem deixa o manto e a continuidade da missão no Monte Carmelo…


http://paixaoporcristo.zip.net

Esta entrada foi publicada em 15/06/2015 às 1:40 AM e está arquivada sob Sem categoria. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.
%d blogueiros gostam disto: