MULTIDATAS COMEMORATIVAS

DIA DOS PAIS

DIADOSPAIS2

PARABÉNS, PAPAIS !

Falar sobre Pai é algo complicado;
Há os que estão presentes, fisicamente,
Os que estão distantes,
Os que não podem estar sempre ao lado!

Pai, palavra forte…Criador.
Pai, do Sul ao Norte…Nosso Senhor!
Pai ausente, presente , biológico,
Pai sem lógica!

Não esqueço do Pai natural,
Que ama, venera o filho e tal.
Pai sem limites amorosos,
Mais abraços e aconchego gostosos!

Pai que parte para o céu mais cedo.
Pai que nos protege do escuro e do medo;
Pai ideal, que alguns sonham,
Pai real e aquele que nos acompanha.

Pai é Pai, mesmo depois de morto;
A lembrança, a bondade, o olhar torto
Parecem estar à nossa frente!

Mas fazer o que se o Pai era tão bom,
E Deus solicitou sua presença;  então?
Oremos ou rezemos por ele!

Há : O
Pai trabalhador, Pai enfermo, Pai intelectual;
Pai é Pai…..durante o dia, noite, na sala ou no quintal!
Pai-padrasto, sempre legal.
Pai, você faz falta sempre! Independente
Se os filhos estão num momento bom ou mau !!!

E o Pai-vovô, Pai-mamãe, Pai-bisavô, Pai-titio?
Pai emprestado, Pai rico, Pai pobre;
A pureza e amor do Pai é o que o torna o amor mais nobre!

Afinal, Pai é Pai.

Nilceu Francisco

FELIZZdia-dos-pais

DIA DOS PAIS: CALENDÁRIO

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto no Brasil, mas a data é diferente em cada país. Em realidade, a comemoração começou nos Estados Unidos, em 1909, por inciativa de John Bruce Dodd, que teve a idéia de homenagear seu pai com um dia especial. Lá, o Dia dos Pais se celebra oficialmente no terceiro domingo de junho, desde 1972.

Dia dos Pais 2014: 10 de agosto
Dia dos Pais 2015: 09 de agosto
Dia dos Pais 2016: 14 de agosto
Dia dos Pais 2017: 13 de agosto
Dia dos Pais 2018: 12 de agosto

FELZIDIADOSPAISSSS

DIA DOS PAIS: HISTÓRIA

Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente…

Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.

Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do pai.
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.

O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.
Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.

Muitos países têm datas especiais para homenagear os pais. A Inglaterra e a Argentina também comemoram a data no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem acontece no Dia de São José, 19 de março. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro.

http://amoraospais.zip.net/

1656545665

DIA DOS PAIS: ORIGEM – UM POUCO MAIS

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e europeia.

http://amoraospais.zip.net/

1PAI-MAIOR

PAIS EM OUTRAS CULTURAS

Repouso pós-parto
Em algumas tribos indígenas brasileiras, é costume o pai manter resguardo no lugar da mãe que deu à luz. São quase dois meses de descanso, com alimentação leve e abstenção de sexo. Também para ele são destinados os presentes dados pelos membros da família. Costume machista? Nada disso. É que, para essas sociedades, o pai é o responsável pela existência do filho. O bebê só cresce e se fortalece no útero materno por causa das constantes “visitas” do futuro pai à sua mulher. Esse grande esforço de nove meses de relações sexuais constantes exige repouso, para renovar as energias físicas.

Responsabilidades religiosas
Na cultura judaica tradicional, o pai é responsável pela educação religiosa dos filhos. O destaque fica para a educação do menino, que, a partir dos 7 anos, começa a aprender os rituais religiosos. Com 13 anos, o pai o leva à sinagoga, onde, depois da cerimônia conhecida como Bar-Mitzva, o garoto se torna membro efetivo e participante da comunidade. Nas famílias judaicas, exemplos de patriarcalismo, os pais recebem todo o respeito e obediência dos filhos.

Tradição oral
Entre os ciganos, a figura paterna tem papel de destaque. Cabe ao pai a decisão final sobre qualquer atitude dos filhos e é ele quem supervisiona a educação que a mãe dá às crianças. É também o pai quem se encarrega de ensinar aos meninos as técnicas de comércio, forma milenar de sobrevivência do povo cigano. Numa cultura que valoriza a tradição oral, o pai tem o dever de passar para sua descendência os conhecimentos adquiridos nas gerações passadas, como tocar instrumentos musicais (acordeão, violão e violino), fazer artesanato de cobre e falar a língua de seu povo, o romanês. Também é ele quem decide sobre o casamento dos filhos. Namoro? Nem pensar. Os pais da noiva e do noivo se reúnem e definem o dote, pago pela família do futuro marido. O poder do pai sobre os filhos só acaba em caso de casamento desfeito. Nessa situação, o pai não pode mais ver os filhos pelos próximos dez anos. O fim do casamento representa o fim da paternidade.

PAI67

DIA DOS PAIS: OUTROS TEXTOS RIQUÍSSIMOS

FELIADIADOSPAISN

‘TER UM PAI’

“Ter um Pai! É ter na vida

Uma luz por entre escolhos;

É ter dois olhos no mundo

Que veem pelos nossos olhos!

Ter um Pai! Um coração

Que apenas amor encerra,

É ver Deus, no mundo vil,

É ter os céus cá na terra!

Ter um Pai! Nunca se perde

Aquela santa afeição,

Sempre a mesma, quer o filho

Seja um santo ou um ladrão;

Talvez maior, sendo infame

O filho que é desprezado

Pelo mundo; pois um Pai

Perdoa ao mais desgraçado!

Ter um Pai! Um santo orgulho

Pró coração que lhe quer

Um orgulho que não cabe

Num coração de mulher!

Embora ele seja imenso

Vogando pelo ideal,

O coração que me deste

Ó Pai bondoso é leal!

Ter um Pai! Doce poema

Dum sonho bendito e santo

Nestas letras pequeninas,

Astros dum céu todo encanto!

Ter um Pai! Os órfãozinhos

Não conhecem este amor!

Por mo fazer conhecer,

Bendito seja o Senhor!”

(Fonte:vidraguas.com.br)

976y768-maior

ESTAREI COM VOCÊ ONDE ESTIVER !

Na Romênia, um homem dizia sempre a seu filho:

– “Haja o que houver, eu sempre estarei a seu lado”.

Houve, nesta época um terremoto de intensidade muito grande, que quase arrasou as construções lá existentes nesta época.

Estava nesta hora este homem em uma estrada.

Ao ver o ocorrido, correu para casa e verificou que sua esposa estava bem, mas seu filho nesta hora estava na escola. Foi imediatamente para lá. E a encontrou totalmente destruída. Não restou, uma única parede de pé…

Tomado de uma enorme tristeza ficou ali ouvindo, a voz feliz de seu filho e sua promessa. ( não cumprida)

…” Haja o que houver: eu estarei sempre a seu lado”.

Seu coração estava apertado e sua vista apenas enxergava a destruição.

A voz de seu filho e sua promessa não cumprida o dilaceravam.

Mentalmente percorreu inúmeras vezes o trajeto que fazia diariamente segurando sua mãozinha.

O portão ( que não mais existia)…

Corredor…

Olhava as paredes, vendo aquele rostinho confiante…

…passava pela sala do 3º ano, virava o corredor e o olhava ao entrar. Até que resolveu fazer em cima dos escombros, o mesmo trajeto.

Portão…

Corredor…

Virou a direita…

E parou em frente ao que deveria ser a porta da sala. Nada! Apenas uma pilha de material destruído.

Nem ao menos um pedaço de alguma coisa que lembrasse a classe.

Olhava tudo… desolado…

E continuava a ouvir sua promessa:

– “Haja o que houver, eu sempre estarei com você”.

E ele não estava…

Começou a cavar com as mãos.

Nisto chegaram outros pais, que embora bem intencionados, e também desolados, tentavam afastá-lo de lá dizendo:

– Vá para casa. Não adianta, não sobrou ninguém.

– Vá para casa.

Ao que ele retrucava:

– Você vai me ajudar?

Mas ninguém o ajudava, e pouco a pouco, todos se afastavam.

Chegaram os policiais, que também tentaram retirá-lo dali, pois viam que não havia chance de ter sobrado ninguém com vida. Haviam outros locais com mais esperança.

Mas este homem não esquecia sua promessa ao filho, a única coisa que dizia para as pessoas que tentavam retirá-lo de lá era:

– Você vai me ajudar ?

Mas eles também o abandonavam.

Chegaram os bombeiros, e foi a mesma coisa…

– Saia daí, não está vendo que não pode ter sobrado ninguém vivo? Você ainda vai por em risco a vida de pessoas que queiram te ajudar pois continuam havendo explosões e incêndios.

Ele retrucava :

– Você vai me ajudar?

– Você esta cego pela dor não enxerga mais nada. Ou então é a raiva da desgraça.

– Você vai me ajudar?

Um a um todos se afastavam.

Ele trabalhou quase sem descanso, apenas com pequenos intervalos, mas não se afastava dali.

5 hs / 10 hs / 12 hs/ 22 hs / 24 hs /30 hs…

Já exausto, dizia a si mesmo que precisava saber se seu filho estava vivo ou morto. Até que ao afastar uma enorme pedra, sempre chamando pelo filho, ouviu:

– Pai …estou aqui!

Feliz, fazia mais força para abrir um vão maior e perguntou:

– Você está bem?

– Estou. Mas com sede, fome e muito medo.

– Tem mais alguém com você?

– Sim, dos 36 da classe, 14 estão comigo; estamos presos em um vão entre dois pilares. Estamos todos bem!

Apenas se conseguia ouvir seus gritos de alegria.

– Pai, eu falei à eles:

– Vocês podem ficar sossegados, pois meu pai irá nos achar. Eles não acreditavam, mas eu dizia a toda hora…

– “Haja o que houver, meu pai, estará sempre a meu lado”.

– Vamos, abaixe-se e tente sair por este buraco.

– Não! Deixe eles saírem primeiro…

– Eu sei que haja o que houver… você estará me esperando!

(Esta história é verídica)

345654MAIOR

 PAI

Tudo começou em 1909, quando a Sra. Sonora

Louise Smart Dodd, de Washington, depois de

ouvir um sermão numa missa do Dia das

Mães, e desejou fazer o mesmo em relação à

seu pai, por quem nutria sincera admiração e

amor.

Já adulta, Sonora compreendeu a força e a

generosidade demonstradas pelo seu pai, um

militar veterano da Guerra Civil, que criou

sozinho os seis filhos, depois da morte da

mulher. Graças aos seus esforços, o primei

ro Dias dos Pais foi celebrado a 19 de junho

de 1910.

Porém, só muitos anos depois da idéia ter

sido apoiada pela população , em 1966, o

presidente Lyndon Johnson assinou o de

creto que instituiu o terceiro domingo de ju

nho como o Dia do Pai, nos Estados Unidos.

Hoje mais de onze países comemoram o Dia

dos Pais, à seu modo, em datas diversas

e conforme seus costumes. Os alemães

não possuem um Dia dos Pais oficial, costu

mam comemorar a data junto com a Ressur

reição de Jesus Cristo.

O povo inglês celebra a data com estilo,

sem consumismo ou reuniões familiares,

optaram por enviar cartões charmosos e

alusivos à festa, que acontece em junho.

Essa idéia surgiu na Babilônia, há mais

de quatro mil anos. Um jovem chamado

Elmesu moldou e esculpiu o primeiro car

tão. Desejava sorte, saúde e vida longa

a seu pai.

Não é à toa que o inglês tem fama de tra

dicional. No Brasil, o Dia dos Pais come

çou a ser celebrado em 1953, no dia

da festa de São Joaquim, pai da Virgem

Maria, depois passou oficialmente para

o segundo domingo de agosto, visando

interesses dos comerciantes. Mas todos

sabemos que a homenagem tem um sen

tido bem mais profundo do que o comercial.

Em alguns países, o Dia dos Pais é festeja

do no Dia de São José, 19 de março, nota

damente na Europa. E, para os europeus,

não tem dia melhor para se festejar o

Dia dos Pais do que o dia de São José,

pai, por excelência, na tradição católica. São

José nos faz lembrar o pai que encontramos

em cada uma das famílias.

Ser pai é um dos maiores desafios de um

homem. Às vezes é estressante, mas ex

tremamente compensador. Ser pai é,

acima de tudo, uma vocação que vem de

longe, do infinito. O verdadeiro pai não

abandona, não rejeita o filho. O pai

dá sua vida pelo filho. Mas só amar o filho

não basta, é preciso ir além do amor, par

ticipando de sua vida, integralmente.

Essa é a pedagogia amadurecida de Deus-Pai.

É dela que falava Jesus, quando declarou:

“tudo quanto sei, aprendi com meu Pai”.

Todo maravilhoso sentido da existência, reve

lado por Jesus, foi resultado da comunhão

com o Pai.

6767667

REFLEXÃO  PARA O DIA DOS PAIS

Segundo Domingo de agosto

Comemora-se o Dia dos Pais

E os pais que vivem isolados

Em quartinhos de quintais

Os pais que vivem mudos

Porque os filhos sabem mais

Asilos e casas de repouso

Vivem esses marginais

Marginalizados pelos filhos

Essas feras racionais

Deus sabe quanto lutaram

Para criar esses filhos

Hoje são homens formados

Jogam seus pais em asilos

Quantos hoje são mendigos

Mãos estendidas pedem auxílio

Se eles ficam em casa

São verdadeiros empecilhos

Enquanto os velhos mendigam

Os jovens vivem tranquilos

Os filhos ouvem música

Ou assistem televisão

E o velho pai onde está ?

Sentado na cama no porão

Meu pai não gosta de nada

Vive bem com a solidão

Descí as escadas e fui ver

Ví o velho esfregando as mãos

Estava muito gelada

Com o frio da ingratidão

O absurdo dos absurdos

Eu quero contar pra vocês

Conheço um velho pai doente

Filhos casados tem três

Três casas para ficar

Cada casa fica um mês

Eu pergunto a mim mesma

Que mal este velho fez ?

Por que os filhos têm tudo

E os pais nunca tem vez ?

Tudo o que bate volta

É um grande ditado

Se teu pai vive assim

Tenha muito cuidado

O tempo corre, a vida passa

E você já está escalado

A dormir no porão úmido

E teu filho no sobrado

Quem semeia semente ruim

Vai colher fruto estragado..

(Desconheço autoria)

76556554r66

PAIS , FILHO , AMIZADE, CARINHO

Perguntei a um sábio,

a diferença que havia

entre amor e amizade,

ele me disse essa verdade…

O Amor é mais sensível,

a Amizade mais segura.

O Amor nos dá asas,

a Amizade o chão.

No Amor há mais carinho,

na Amizade compreensão.

O Amor é plantado

e com carinho cultivado,

a Amizade vem faceira,

e com troca de alegria e tristeza,

torna-se uma grande e querida

companheira.

Mas quando o Amor é sincero

ele vem com um grande amigo,

e quando a Amizade é concreta,

ela é cheia de amor e carinho.

Quando se tem um amigo

ou uma grande paixão,

ambos sentimentos coexistem

dentro do seu coração.

William Shakespeare

Young Father Holding His Young Son (4-6)

UM TEMPO PARA OS FILHOS

Um menino, com voz tímida e os olhos cheios de admiração,

pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho:

– Papai! Quanto o Sr. Ganha por hora?

O pai, num gesto severo, respondeu:

– Escuta aqui meu filho, isto nem a sua mãe sabe!

Não amole, estou cansado!

Mas o filho insiste:

– Mas papai, por favor, diga quanto o Sr. ganha por hora?

A reação do pai foi menos severa e respondeu:

– Três reais por hora

– Então, papai, o Sr. poderia me emprestar um real?

O pai, cheio de ira e tratando o filho com brutalidade,

respondeu:

– Então era essa a razão de querer saber quanto eu

ganho? Vá dormir e não me amole mais, menino

aproveitador!

Já era tarde quando o pai começou a pensar no que

havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem

sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo

descarregar sua consciência doida, foi até o quarto

do menino e, em voz baixa, perguntou:

– Filho, está dormindo?

– Não papai! (respondeu o sonolento garoto)

– Olha aqui está o dinheiro que me pediu, um real.

– Muito obrigado, papai! (disse o filho, levantando-se

e retirando mais dois reais de uma caixinha que estava

 sob a cama).

Agora já completei, Papai! Tenho três reais. Poderia

me vender uma hora de seu tempo?

“Será que estamos dedicando tempo suficiente

aos nossos  filhos?”

N

67767767

O NÓ DO AFETO

Em uma reunião de Pais, numa Escola da Periferia, a Diretora

ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos.

Pedia-Ihes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.

Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade

trabalhasse fora, deveriam achar um tempinho para se dedicar a entender as crianças.

Mas a diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou a explicou,

com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho,

nem de vê-lo durante a semana.

Quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho

ainda estava dormindo. Quando ele voltava do serviço

era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.

Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para pro

ver o sustento da família. Mas ele contou, também, que

isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho a que tentava se redimir indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa.

E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava

um nó na ponta do lençol que o cobria.

Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando

ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia,

através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beija

do. O nó era o meio de comunicação entre eles.

A diretora ficou emocionada com aquela história singela e emocionante.

E ficou surpresa quando constatou que o filho disse

pai era um dos melhores alunos da escola.

O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras de

um pai ou uma mãe se fazerem presentes, de se

comunicarem com o filho.

Aquele pai encontrou a sua, simples, mas eficiente. E o

mais Importante é que o filho percebia, através do nó

afetivo, o que o pai estava lhe dizendo.

Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer

as coisas e esquecemos o principal, que é a comunica

ção através do sentimento. Simples gestos como um

beijo a um nó na ponta do lençol, valiam, para aque

le filho, muito mais que presentes ou desculpas vazias.

É válido que nos preocupemos com nossos filhos, mas

é importante que eles saibam, que eles sintam isso.

Para que haja a comunicação, é preciso que os filhos

“ouçam” a linguagem do nosso coração, pois em ma

téria de afeto, os sentimentos sempre falam mais alto

que as palavras.

É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro

afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho, o

ciúme do bebê que roubou o colo, o medo do escuro.

A criança pode não entender o significado de muitas

palavras, mas sabe registrar um gesto de amor. Mesmo que esse gesto seja apenas um nó. Um nó cheio

de afeto e carinho.

E você… já deu algum nó no lençol de seu filho,

hoje?

867556656

PAIS

As tuas mãos têm grossas veias como cordas azuis
Sobre um fundo de manchas já da cor da terra
– Como são belas as tuas mãos
Pelo quanto lidaram, acariciaram
Ou fremiram da nobre cólera dos justos…
Porque há nas tuas mãos, meu velho pai,
Essa beleza que se chama simplesmente vida.
E, ao entardecer, quando elas repousam
Nos braços da tua cadeira predileta,
Uma luz parece vir de dentro delas…
Vira dessa chama que pouco a pouco, longamente,
Viste alimentando na terrível solidão do mundo

.
Como quem junta uns gravetos e tenta acendê-los
Conta o vento.
Ah, como os fizeste arder, fulgir, com o milagre das tuas mãos.
E é, ainda, a vida que transfigura as tuas mãos nodosas…
Essa chama de vida – que transcende a própria vida

… e que os anjos, um dia, chamarão de alma…
(Mário Quintana)

lim02

UM PAI ATÉ O FIM:

Anencefalia x Liberdade

Paulo Tominaga

Após ter um filho anencéfalo no ano passado, é com pesar que vejo como o tema tem sido tratado desde a recente decisão de um dos ministros do STF, na qual se assegura às mães o direito de dispor da vida daqueles que venham a gerar. É interessante notar como apenas de modo passageiro se faz referência a estas pequenas pessoas, ficando a tônica da discussão sobre um tal ”direito à liberdade de escolha” dos adultos envolvidos no caso. Como se a gravidez correspondesse apenas a uma vida – a da mãe -, podendo prescindir da existência do filho.

Este enfoque parece ilustrar como o egoísmo impera em nossa sociedade. Sempre tinha ouvido falar no amor da mãe por seus filhos como o mais excelso tipo de amor possível. E desde os antigos gregos, este costumava ser indicado, para todos, como um ideal a ser alcançado, na relação com os demais.

Hoje, o que parece preponderar como meta é outra espécie de ”amor”, verdadeiro culto religioso, por uma triste caricatura de ”liberdade”, entendida como absoluta falta de compromissos. Não mais se aceita, nem mesmo, o compromisso de se preservar a vida de um filho, se este não puder corresponder às expectativas de seus pais ou – o que é pior – da maioria da sociedade. Neste quadro, fica claro que, para alguns, só se
tem filhos para uma satisfação da auto-estima, como parte de um projeto pessoal ou para que possam, de certa forma, ”divertirem-se” com as crianças, utilizando-os, como se fossem um objeto qualquer. Se não há a perspectiva de que uma criança venha a proporcionar alegrias aos pais, então é melhor descartá-la o quanto antes – no ventre da mulher, de preferência -, pois assim termina logo esta existência ”insuportável e sem sentido”!

Uma pessoa não pode ser eliminada simplesmente porque não é como nós gostaríamos que fosse. Criam-se teorias e mais teorias para tentar encobrir o óbvio: está se matando uma pessoa, em nome de se ”eliminar os terríveis sofrimentos, verdadeira tortura”, que sua existência causa a sua mãe, a seu pai. Além do mais, dizem, esta criança está condenada à morte, de qualquer forma. Assim, apenas se está antecipando aquilo que naturalmente iria ocorrer em pouco tempo.

Amigos, a criança já terá uma vida breve. Que saibamos respeitá-la. Posso assegurar, por experiência própria, que este caminho conduz a um crescimento grande no amor entre os cônjuges, e na capacidade de se doar aos demais filhos. Filhos que virão, com certeza, como veio para nós neste ano o pequeno Rafael, talvez a demonstração mais palpável de que não há qualquer ”trauma” no caso, se os pais souberem agir com serenidade.

Se realmente desejam ajudar aos que passam por tais situações, saibam tratar do tema com um enfoque prático que não distorça a realidade mais óbvia, querendo criar teorias para esconder uma vida ou afirmar cegamente que este filho nunca existiu. O problema de saúde, a má formação da criança, é um fato que atualmente não se pode reverter. A questão não está apenas no que se deve fazer durante a gestação. O grande problema, para os pais – e para a mãe, em especial – é como lidar com o fato ocorrido, depois de este período ter acabado. Porque não é possível se esquecer de um filho: ficará para toda a vida a recordação destes dias. E então, ou a mãe irá se lembrar de que, não podendo ajudar seu filho, matou-o, porque ele não era nem poderia vir a ser como se desejava que ele fosse; ou irá se lembrar, com carinho e ternura, de que seu filho, que teve uma breve existência, foi sempre amado e respeitado.

Amem seus filhos. Garanto que vale a pena.

Paulo Tominaga, Mestre em Ciência da Computação, engenheiro pela Unicamp, advogado, atualmente é Consultor do Núcleo Jurídico do PRODASEN – Senado Federal. Tem três filhos, sendo que o segundo, já falecido, era anencéfalo.

909788878

TIGELA DE MADEIRA

Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e netinho de

quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua

visão embaçada e seus passos vacilantes. A família comia reunida

à mesa. Mas, as mãos rolavam de sua colher e caiam no chão.

Quando pegava o copo de leite derramava tudo na toalha

da mesa.

O filho e a nora irritavam-se com a bagunça. Precisamos tomar uma

providência com respeito

a papai, disse o filho. Já tivemos suficiente leite derramado, barulho

de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão.

Então, eles decidiram colocar uma mesa num cantinho da

cozinha. Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família

fazia as refeições à mesa, com satisfação. Desde que o velho

quebrara um ou dois pratos, sua comida era servida numa tigela

de madeira.

Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, às

vezes ele tinha lágrimas em seus olhos. Mesmo assim, as únicas palavras

que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava

um talher ou a comida cair no chão.

O menino de 4 anos de idade assistia tudo em silêncio. Uma noite,

antes de jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no

chão , manuseando pedaços de madeira. Ele perguntou delicadamente

à criança.

-O que você está fazendo?

O menino respondeu docemente:

-Estou fazendo uma tigela de madeira para você e a mamãe

comerem quando eu crescer.

Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que

eles ficaram mudos. Então lágrimas começaram a escorrer de seus olhos.

Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o precisava ser feito.

Naquela noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente

conduziu-o à mesa da família.

Dali para a frente e até o final de seus dias, ele comeu todas as

refeições com a família. E, por alguma razão, o marido e a esposa

não se importavam mais quando o garfo caía, leite era

derramado ou a toalha da mesa sujava.

Pense nisso,

a educação é feita de exemplos e nunca devemos nos esquecer que ,

o amanhã chegará e sempre colheremos o que plantarmos,

seja bom ou ruim.

4535687766

PAI HERÓI

Você era tão alto, tão forte,tão sábio…

Era você quem consertava as coisas quebradas, quem supria todas as necessidades, quem dava as recompensas.

Você era a fonte de todas as melhores histórias, o que cantava as canções, o que inventava os jogos.

Você tinha na cabeça todos os fatos e todos os números, conhecia todas as regras, todas as leis.

Era você que distribuía justiça,que ensinava técnicas.Você explicava o ciclo de vida do mosquito, como funcionava a máquina de costura e as órbitas dos planetas com a mesma clareza e competência.

Você cultivava repolhos que pareciam borboletas.Você nos mostrou como trabalhar com madeira, como fazer um suflê, ou costurar um botão,ou enxertar uma rosa.

Nos ensinou a olhar e a prestar atenção, a pensar, a questionar ,a explorar.

E então, como mágica, você se transformou, bem na nossa frente, num homem de estatura comum – um homem que levava o cachorro para passear antes do café da manhã e tirava uma soneca depois do almoço de domingo.

Você se transformou num homem até mais baixo que os nossos amigos.

Gentil, educado, paciente – mas, do nosso ponto de vista um pouco antiquado.

Pois nós havíamos crescido e descoberto para nós novos heróis ,ou melhor, meio-crescido.

O tempo passou, e ficamos mais sensatos.

E vimos, por fim, que você era realmente o

SUPER-HOMEM,

e que, uma vez feito seu trabalho em nosso benefício,preferiu retomar seu suave disfarce.

6776867577

“PAPAI”

Existe um homem que se esmera no comprimento do dever

para dar bom exemplo:
Que fica humilde, quando poderia se exaltar;

Que chora à distancia, a fim de não ser observado;

Que, com o coração dilacerado, se embrutece para

se impor como um juiz inflexível;

Que, na ausência, usam-no como temor para evitar

uma ação menos correta;

Que quase sempre, é chamado de desatualizado;

Que apenas fisicamente, passa o dia distante, na labuta,

por um futuro melhor;

Que, ao fim da jornada, avidamente regressa ao lar para

levar muito carinho e, as vezes, pouco receber,

Que esta sempre pronto a ofertar uma palavra orientado

ra ou relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada;

Que, muitas vezes passa noites mal dormidas a decifrar

os segredos da vida, quando extenuado, ainda consegue

energias para distribuir energias;

Que é tão humano e sensível, por isso, normalmente,

sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente e

de forma pouco comunicativa.

Que, vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles

que tanto ama.

Esse homem geralmente, se agiganta e passa a Ser o valor

inexorável quando deixa de existir para sempre.

Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar muito carinho

e amizade àquele que é seu melhor amigo: SEU PAI.

( Marco Antonio Struve)

8566775677

NOSSA HISTÓRIA

Pai, hoje revivo nossa história.
Penso em ti, e considero tua missão.
Vejo-me pequeno, mas não sozinho,

porque minhas mãos encontram as tuas.
Teus passos marcaram o meu caminho.
Tua vida foi partilhada comigo.
E eu pude crescer feliz, porque o teu amor

não me faltou.
Pequeno, me jogava nos teus braços, e neles

encontrava a paz e a segurança de que todo

filho necessita.
Até mesmo quando voltavas do trabalho, não

obstante o cansaço, tinhas tempo para mim:

uma palavra, um sorriso, um abraço, e aquelas

brincadeiras de mocinho e bandido que me en

sinaram a fazer de ti o meu herói maior.
O tempo passou. Eu cresci.
Mas continuo mergulhando no mistério que

tua paternidade aos poucos me revela.
Penso em ti, e te sinto comigo.
Elevo preces e ensaio abraços para agradecer

tua presença em minha vida.
Deus te abençoe, meu pai!
E te conserve para sempre neste meu coração

de filho que jamais se cansará de te amar.

(Texto do livro: Meu pai, meu herói, meu amigo, Pe. Zeca)

765676566

AO MEU PAI

Este homem que eu admiro tanto,
com todas as suas virtudes e também com seus limites.
Este homem com olhar de menino, sempre pronto e atento,
mostrando-me o caminho da vida, que está pela frente.

Este mestre contador de histórias
traz em seu coração tantas memórias,
espalha no meu caminhar muitas esperanças,
certezas e confiança.

Este homem alegre e brincalhão,
mas também, às vezes, silencioso e pensativo,
homem de fé e grande luta,
sensível e generoso.

O abraço aconchegante a me acolher, este homem,
meu pai, com quem aprendo a viver.
Pai, paizinho, paizão…
meu velho, meu grande amigão, conselheiro e leal amigo:
infinito é teu coração.

Obrigado, pai, por orientar o meu caminho,
feito de lutas e incertezas
mas também de muitas esperanças e sonhos!

87676765665

ORAÇÃO AOS PAIS

Senhor !

Abençoa todos aqueles que têm a difícil tarefa de educar

os filhos.
Dá-lhes coragem, compreensão e sabedoria.
Dá-lhes alegria e fé para que possam ser aqueles amigos

que a juventude espera;
capazes de ouvir seus anseios sem recriminações;
capazes de aprender a mensagem de seus corações,

sem confundi-la com a sua emotividade;
capazes de orientar a sua inteligência num justo termo,
sem muitas palavras vazias de significação.
Senhor, se todos os Pais do mundo não forem

abençoados,o mundo será estéril e os pequenos, rejeitados;
não mais acharemos quem queira a responsabilidade de

ser pai;
não haverá mais amor;
e o riso das crianças não será mais ouvido.
E a terra nada mais produzirá.
Não haverá estímulo, não haverá vida;
E o egoísmo levará o homem a exterminar seu irmão,

pois não haverá a simplicidade de crianças para fazê-lo:

– pensar na pureza de um gesto;
– na responsabilidade de uma vida que depende

do outro;
– na fraternidade humana de todas as criaturas.

Senhor !

Que todos os Pais do mundo saibam ser verdadeiramente

Pais, amando, compreendendo e perdoando…
(Da obra de Ilka Neves e Algair Siqueira – “Dinâmica

de Orientação Educacional”

766565467654

MÃE-PAI

Mamãe, hoje é dia dos Pais.

Você que além de uma mãe maravilhosa

sempre ocupou um outro lugar na minha vida,

sempre cuidou de tudo a nossa volta, fazendo

os papéis de Mãe e Pai ao mesmo tempo,

merece ser homenageada neste dia.

Deus é realmente incomparável,

deu-me para superar a ausência de um

pai, uma mulher como você Mãe,

que soube sempre preencher dignamente

uma falta dolorida dentro do meu coração.

Obrigado Mamãe, pela batalha, pela corrida,

pela exaustão, pelo seu desempenho e pela sua

conduta digna de aplausos.

Você é Mãe, Pai e, sobretudo, amiga,

a minha melhor e maior amiga

Feliz Dia dos Pais,MAMÃE QUERIDA!

56645676877

O PAI, O FILHO, E A MONTANHA

De repente, o menino cai, se machuca e grita:

– Ai!!!

Para sua surpresa, escuta sua voz se repetindo

em algum

lugar da montanha: – Ai!!!

Curioso o menino pergunta: – Quem é você?

E recebe como resposta: – Quem é você?

Contrariado grita: – Seu covarde!

E escuta como resposta: – Seu covarde!

O menino olha para o pai e pergunta, aflito:

– O que é isso?

O pai sorri e fala: – Meu filho, preste atenção,

Então o pai grita em direção à montanha:

– Eu admiro você!

A voz responde: – Eu admiro você!

De novo, o homem grita: – Você é um campeão!

A voz responde: – Você é um campeão!

O menino fica espantado. Não entende.
E o seu pai explica:

– As pessoas chamam isso de ECO, mas, na

verdade, isso é a VIDA.
A VIDA lhe dá de volta tudo o que você DIZ,

tudo o que você

DESEJA DE BEM E MAL AOS OUTROS. A VIDA lhe devolverá

toda BLASFÊMIA, INVEJA, INCOMPREENSÃO,

FALTA DE

HONESTIDADE que você desejou, praguejou

às pessoas que lhe cercam.
NOSSA VIDA é simplesmente o REFLEXO

das nossas ações.
Se você quer mais AMOR, COMPREENSÃO,

SUCESSO,

HARMONIA, FIDELIDADE crie mais AMOR,

COMPREENSÃO,

HARMONIA, no seu coração.
Se agir assim, A VIDA lhe dará FELICIDADE,

SUCESSO, AMOR
das pessoas que lhe cercam.

56655754556

PAI

Não sou forte como pensas.
Ajuda-me!
Não sou tão corajoso como queres.
Ensina-me!
Não sou grande como tu.
Espera-me!

Dá-me a tua fortaleza,
espelhada na mão que me sustenta…
A tua coragem, provada, dia a dia,
na tua luta para que eu viva melhor…

A tua grandeza,
presente na dedicação que existia
à espera da minha chegada,
e que existe na continuação do amor feito mensagem,
até que eu chegue no limiar do exemplo que me dás!

E, cada dia, deixa-me ser o filho forte,
o filho corajoso,
o filho grande,
pelo amor com que prepara as homenagens que mereces!

Do livro: Cantando o amor o ano inteiro.

z3564543545

DE PAI PARA FILHO

Eu lhe dei a vida, mas não posso vivê-la por você.
Posso ensinar-lhe muitas coisas, mas não posso fazer com que aprenda.
Posso ensinar-lhe o caminho, mas não posso estar lá para indicar-lhe.

Posso dar-lhe liberdade, mas não posso ser responsável por ela.
Posso levá-lo à Igreja, mas não posso fazer com creia em Deus.
Posso ensinar-lhe a distinguir entre certo e errado, mas não posso decidir por você.

Posso comprar-lhe roupas lindas, mas não posso fazer com que fique bem nelas.
Posso oferecer-lhe um conselho, mas não posso aceitá-lo por você.
Posso dar-lhe amor, mas não posso forçá-los a amar.

Posso ensinar-lhe como ser bom, mas não posso forçá-lo a ser bom.
Posso avisá-lo sobre seus amigos, mas não posso escolhê-los por você.
Posso contar-lhe sobre fatos da vida, mas não posso construir a sua própria reputação.

Posso avisar-lhe sobre o mal que a bebida acarreta, mas não posso dizer não por você.
Posso avisá-lo sobre as drogas, mas não posso impedi-lo de usá-las.
Posso falar-lhe sobre metas a serem alcançadas, mas não posso alcançá-las por você.

Agora é sua vez de agir.

(Fonte: Pais e mães do “Amor Exigente” )

76997765465

MUITO OBRIGADO, PAI!

Por ter me entendido enquanto eu crescia
e por ter aceitado minhas tão rápidas mudanças.
Deve ter sido difícil manter-se em calma comigo,
mas você sempre tentou e quase sempre conseguiu.

Por ter me ouvido e ter me dado claras e breves respostas
às dúvidas e perguntas que eu levava a você.
Por ter reforçado minha confiança para continuar
revelando meus pensamentos e sentimentos.

Por ter me aplaudido quando fui verdadeiro,
por ter me compreendido quando eu disse mentiras,
por ter me provado que elas maculam nosso caráter.

Por ter me falado sobre os seus erros e sobre
as coisas que você aprendeu com eles.
Isso fez com que eu aceitasse meus próprios
erros, que também aprendesse e que me perdoasse.

Por prestar-me atenção e gastar tão grande
parte do seu tempo comigo.
Isso levou-me a acreditar que sou importante
e que tenho muito valor.

Por agir sempre do modo que desejou que eu agisse.
Foi assim que você me deu um modelo positivo para seguir.

Por confiar em mim e me respeitar mesmo
quando eu era menor do que você.
Por ter considerado meus sentimentos e necessidades,
e ter me mostrado muitas vezes
que elas eram semelhantes às suas.

Pelos elogios e pelos incentivos.
Foi sempre por isso que eu me senti bom
e quis continuar sendo digno da sua fé em mim.

Por ajudar-me a explorar meus talentos e potenciais.
Por ter me ensinado que para ser feliz
eu tinha que ser eu mesmo e não como você
ou igual a outros que você admirava.

Por ser você mesmo e por não desistir da felicidade.
Com isso eu aprendi a buscar uma vida feliz,
bem sucedida e satisfatória.

Obrigado, Pai
Por sempre ter me ouvido.

Ouça-me mais uma vez agora :
EU AMO VOCÊ!

Silvia Schmidt

200219761-001

PAPAI

Pai, tudo que você me ensinou…..

Ensinou que:

Vale a pena a tentativa e não o receio…

Vale a pena confiar e nunca ter medo…

Vale a pena encarar e não fugir da realidade…

Ainda que você fracasse, vale a pena lutar…

Vale a pena discordar do melhor amigo e não apoiá-lo em suas atitudes erradas…

Vale a pena encarar-me no espelho e ver se estou certo ou errado…

Vale a pena procurar ser o melhor e aí…

Vale a pena ser o que for…

Enfim:

Vale a pena viver a vida, já que a vida não é tudo que ela pode nos dar, mas sim, tudo o que podermos dar por ela.

Obrigado por tudo e Feliz Dia dos Pais!

Father Holding Infant

PAI, AINDA LEMBRO !

Ainda me lembro
daquelas inesquecíveis palavras,
que murmuraram ao meu coração,
e fizeram a impossibilidade do esquecimento…
Palavras que não se calaram…
Anos se passaram,
estações presenciei,
lágrimas derramei,
dores eu senti.
Mas daquelas palavras
não me esqueci.
Palavras que denunciavam
que a nossa amizade era verdadeira,
de que não seria o tempo
o destruidor desse nosso laço.
Os anos passaram,
as lembranças ficaram.
Saudade das vezes que o mundo era nosso,
e que o destino estava em nossas mãos…
Saudade das risadas
que surpreendiam a todos ao nosso redor.
Hoje apenas saudade posso ter…
Mas, quem sabe no amanhã
voltamos a ser um só mundo,
onde nada destruirá nossa verdadeira amizade:
Nem mesmo a Morte…

Young boy riding on dad's back

PAI DE TODO JEITO

Tem pai que ama,
Tem pai que esquece do amor.
Tem pai que adota,
Tem pai que abandona,
Tem pai que não sabe que é pai,
Tem filho que não sabe do pai.

Tem pai …
Tem pai que dá amor.
Tem pai que dá presente,
Tem pai por amor,
Tem pai por acaso,
Tem pai que se preocupa com os problemas do filho,
Tem pai que não sabe dos problemas do filho…

Tem pai …
Tem pai que ensina,
Tem pai que não tem tempo,
Tem pai que sofre com o sofrimento do filho,
Tem pai que deixa o filho esquecido.

Tem pai de todo jeito
Tem pai que encaminha o filho,
Tem pai que o deixa no caminho,
Tem pai que assume,
Tem pai que rejeita,
Tem pai que acaricia,
Tem pai que não sabe onde está o filho que precisa de carinho.
Tem pai que afaga,
Tem pai que só pensa em negócios.

Tem…
Tem pai de todo jeito.
E você???
Que tipo de pai você é ou tem?
Eu quero um pai, apenas um pai que esteja consciente do amor
que tem para dividir…
Eu quero um pai, apenas um pai que seja AMIGO!

436737659976

 PAI DE VERDADE

Pai de verdade mesmo sabe que ser pai não é simplesmente
recolher o fruto de um momento de prazer, mas sim perceber
o quanto pode ainda estar verde e ajudá-lo a amadurecer.

Pai de verdade mesmo não só ergue o filho do chão quando ele cai,
mas também o faz perceber que a cada queda é possível levantar.

Ele não é simplesmente quem atende a caprichos: ele sabe perceber
quando existe verdadeira necessidade nos pedidos.

Pai de verdade mesmo não é aquele que providencia as melhores
escolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento.

Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra
que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.

Pai de verdade mesmo não coloca modelos de conduta, mas aponta
aqueles cujas condutas não devem ser seguidas.

Ele não sonha com determinada profissão para o filho, mas deseja
grande e verdadeiro sucesso com sua real vocação.

Ele não quer que o filho tenha tudo que ele não teve, mas que tenha
tudo aquilo que merecer e realmente desejar.

Pai de verdade mesmo não está ali só para colocar a mão no bolso
para pagar as despesas: ele coloca a mão na consciência e percebe
até que ponto está alimentando um espírito de dependência.

Ele não é um condutor de destinos, mas sim o farol que aponta para
um caminho de honestidade e de Bem.

Pai de verdade mesmo não diz ” Faça isto ” ou ” faça aquilo ” , mas sim
” tente fazer o melhor de acordo com o que você já sabe ” .

Ele não acusa de erros e nem sempre aplaude os acertos, mas pergunta
se houve percepção dos caminhos que levaram o filho a esses fins.

Pai de verdade mesmo é o Amigo sempre presente,
atento e amoroso – com a alma de joelhos –
pedindo a Deus que o oriente na hora de dar conselhos …

Texto de Silvia Schmidt

635454363545

“PAI”

Pai,  tantas coisas eu queria te dizer,
Cresci ao teu lado ,e o tempo passou,
e não sobrou tempo e até coragem
para dizer o quanto você é importante,
na minha vida, no meu dia –a- dia…
Pai, os momentos mais difíceis de
minha vida, você estava lado meu lado.
Nos momentos de alegria,
estava você lá do meu lado.
E hoje nesse seu dia,
entre todos outros dias,
gostaria muito de estar do teu lado…
Palavras não terei para expressar
o quanto amo você, para dizer-te o
quanto és importante
em minha vida inteira..
Continue sempre assim,
pois se você na altura
do campeonato resolver mudar,
certamente não vai dar certo,
pois gosto de você como você É.
Feliz Dia dos País

z65765443546

RECEITA DE PAI

Deus pegou a força de uma montanha,
a majestade de uma árvore,
o calor de um sol de verão,

A calma de um mar tranqüilo,
a generosidade da natureza,
os confortáveis braços da noite,
a sabedoria das eras,
o poder do vôo da águia,
a alegria de uma manhã de primavera,
a fé de uma semente de mostarda,
a paciência da eternidade
e o centro da necessidade de uma família.

Depois Deus juntou todos esses ingredientes

e quando percebeu que nada mais havia

para acrescentar,
Ele viu que Sua Obra Prima estava completada.

Olhou para essa obra e disse:
“A tua missão é sagrada.
Vai para a vida, vai!
Só falta eu te dar um nome: eu te batizo de PAI.”

“FELIZ DIA DOS PAIS”
Fonte Mensagens e Poemas

97YUOUIUI

TÕ CHEGANDO, PAI!

Pai, desde que fui semeado aqui, minha Vida não tem sido ruim.
No começo eu fui tomando forma, fui crescendo, crescendo e,
agora, eu já pareço uma cópia (meio achatadinha) de você.

Pai, como tem água aqui!

Antes de sair, quero lhe dizer que não estou com medo.
Alguns anjinhos me contaram que vou morar num lugar
apelidado de ” Planeta Água “.
Então, creio que não vou estranhar muito.

Quero avisar-lhe que na hora em que eu sair, vou abrir
um berreiro daqueles, tá?
Afinal, vou dar de cara com um baita espaço e muita
gente estranha em volta de mim !

No começo vou dar um pouquinho de trabalho, viu?
Até eu me habituar, muitas vezes vou acordá-lo
por causa de dorzinhas de barriga, de ouvido, resfriadinhos
e aquelas coisas próprias de gente muito pequena.

Ah! … não fique com ciúme da mãe, viu?
Por algum tempo ela deixará você meio em segundo plano,
pois estará por demais ocupada com a grande
novidade chamada EU.
Isso não quer dizer que o Amor dela por você terá diminuído.

Na continuação, tudo irá se ajeitando, o Amor que teremos
um pelo outro aumentará cada vez mais e, um belo dia,
você se verá encomendando uma correntinha com um
pingente de ouro incrustado com meu primeiro dente de leite.
Isso sem falar nas minhas botinhas, que você levará
penduradas no espelho retrovisor do carro!

Mais adiante irei para a escola, nos finais de semana brincaremos
juntos e, finalmente, um dia estarei crescido, talvez do seu
tamanho ou até maior.

Lembrarei com saudade dos maravilhosos momentos que
teremos passado juntos e, em todos os meus aniversários,
eu lhe darei mais um daqueles emocionados abraços, dizendo:

” Segura mais esse, Pai!
Filho criado é trabalho dobrado! “

N

??????????????

PAI, PERDOA-ME!

Pai, perdoa-me
pelas vezes que sentei ao seu lado, mas não ouvi o que dizias…
Pai, perdoa-me
pela visita rápida de fim de tarde, antes do jantar de domingo…
Pai, perdoa-me
pela pouca paciência, quando querias aconselhar-me nos negócios…
Pai, perdoa-me
por achar que tuas idéias já estavam ultrapassadas…
Pai, perdoa-me
por ignorar tua experiência de vida…
Pai, perdoa-me
pela minha falta de tempo para passar contigo…
Pai, perdoa-me
pelo teu convite que recusei porque ia sair com meus amigos…
Pai, perdoa-me
pela minha insensibilidade na hora da tua dor…
Pai, perdoa-me
pelas vezes em que meus filhos não te trataram com o

respeito que merecias…
Pai, perdoa-me
pelo abraço que não te dei, pelo carinho que não te fiz…
Pai, perdoa-me
por não ter reconhecido em ti o próprio Cristo…
Pai, abençoa-me…

N

765785567656

NO DIA DOS PAIS, RELEMBRE AS HISTÓRIAS DE DEZ HOMENS QUE AGIRAM COMO HERÓIS

Para toda criança, o pai é um herói. Enquanto crescem, os pequenos se acostumam a achar que todas as aventuras reais pelas quais seu pai passa para criá-los são dignas das melhores histórias em quadrinhos. Há pais, porém, que extrapolam esse limite cotidiano e reforçam a ideia do superpoder.
=========
Abrem boca de crocodilo ou se oferecem de escudo contra um carro em alta velocidade para proteger o filho. Ou, por um amor inexplicável, são capazes de atos extremos, como manter vivo um bebê alimentando-o com a própria saliva, sem sucumbir ao desespero, ou quebrar a perna do filho para libertá-lo. Há outros que, na falta de soluções para dar mais qualidade de vida a suas crianças, desafiam a medicina e a tecnologia e se tornam inventores. Relembre dez histórias comoventes de homens que superaram os próprios limites – físicos, emocionais, intelectuais e da coragem – em nome da vida e do futuro de seus filhos. E feliz Dia dos Pais!
Paz em momento de dor.

====

Na última terça-feira, 9, três pessoas foram atropeladas por um carro em alta velocidade durante protestos na cidade de Birmingham, no Reino Unido. Ao socorrer as vítimas, Tariq Jahan encontrou seu filho, Haroon, de 21 anos, entre os mortos. Em vez de se voltar contra o assassino, inflando ainda mais os distúrbios que tomam a cidade, Tariq pregou a paz e se tornou o contraponto necessário para que a onda de violência no país não tome proporções maiores. A um jornal britânico, declarou: “Por que temos que matar uns aos outros? Por que estamos fazendo isso? Dê um passo à frente se você quer perder seu filho. Caso contrário, fique calmo e vá para casa. Por favor”. Leia mais aqui
Sobrevivência à prova

====

Para manter vivo o filho de apenas seis meses, soterrado sob lama e escombros, o gerente de hotel Wellington da Silva hidratou-o com sua saliva durante mais de 14 horas. Os dois foram vítimas das chuvas em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, no início do ano. Wellington, que perdeu a mulher e a sogra na tragédia, acumulava saliva na boca para molhar a boquinha do pequeno Nicolas e, assim, evitar que ele sucumbisse à desidratação. Durante todo o tempo em que estiveram debaixo da terra, o pai ficou abraçado ao filho. Os bombeiros comemoraram ao encontrá-los e a história causou muita comoção. Leia mais aqui.

====

De férias em Miami com a família, o professor universitário Hélio Teixeira, de São Paulo, viveu a maior (e pior) aventura de sua vida. Seu filho Alexandre, na época com 7 anos, caiu em um canal do parque Nacional de Everglades enquanto passeava de bicicleta. Imediatamente, um crocodilo com três metros de comprimento abocanhou o tórax do menino, de ombro a ombro, quebrando duas costelas e provocando o início de uma hemorragia. Hélio não teve dúvidas: atirou-se ao canal e tentou manter a boca do animal aberta, evitando que ele mergulhasse com seu filho. Em seguida, foi a vez de a mãe pular. Enquanto o marido lutava com o bicho, ela conseguiu resgatar o garoto que, após alguns dias de internação, conseguiu se recuperar.
Escudo humano

====

BOLODIADOAPAISS

====

Para proteger os filhos, os pais são capazes de atos de bravura que só mesmo um intenso amor – e uma alta descarga de adrenalina na corrente sanguínea – poderiam explicar. Em 2008, um pai salvou o filho de um atropelamento na Austrália colocando em risco a própria vida. Um vídeo divulgado em 2010 revelou a dramática cena. A família estava na calçada quando um carro desgovernado avançou. Com o bebê de apenas quatro meses no colo, Andrew Leitch conseguiu proteger a criança do impacto. Ele quebrou uma perna, mas o pequeno não sofreu nenhum arranhão. Reveja o vídeo aqui.
====

Martin Brooks usou a tecnologia disponível no iPhone para criar uma nova maneira de se comunicar com sua filha, Mia, de 5 anos, que tem paralisia cerebral. Como a única forma de expressão da menina é o olhar, ele se inspirou no slogan do iPhone – “um aplicativo para tudo” – para criar um programa que permite que a filha expresse suas vontades ao olhar para uma imagem na tela do celular. O aplicativo funciona assim: as imagens representam necessidades cotidianas, como comer, ir ao banheiro e beber água. Além disso, a criança ouve a voz dos pais todas as vezes que ela seleciona uma imagem. O programa está à venda no site da Apple e já foi baixado por mais de 1.300 usuários.
Superação física

====

Considerada uma das provas de resistência física mais desafiadoras e difíceis, até mesmo para atletas experientes, o Iron Man consiste em percorrer 180 km de bicicleta, 42 km de corrida e outros 3,8 km a nado. Para realizar o sonho de seu filho, portador de paralisia cerebral e deficiente físico, Dick Hoyt já encarou seis vezes a prova, carregando-o durante todo o percurso na bike, puxando um bote ou empurrando-o em um carrinho. Durante os treinos, o pai era incentivado pelo filho, Rick, um exemplo de superação, pois aprendeu a se comunicar escrevendo com a cabeça. Os dois criaram o Team Hoyt em 1977. Hoje Dick tem 71 anos e Rick, 49, e somam mais de 900 provas juntos.
Pai coragem

====

Em um deslizamento de terra durante as inundações que mataram centenas de pessoas na região serrana do Rio de Janeiro, no início deste ano Magno de Jesus Andrade fugia de casa com a família quando a queda de uma barreira prendeu a perna do filho, Pedro. Ao ouvir os gritos, ele voltou. Para tirá-lo dali, porém, Magno teve de tomar uma decisão drástica: quebrar a perna do menino e puxá-la, enquanto Pedro pedia para que ele seguisse com a família para um lugar seguro. O menino, de 15 anos, se recuperou e a família toda foi salva. Leia mais aqui.

====

Um morador do Estado americano de Wyoming matou um urso para salvar a vida do filho. Ron G. Leming, de 62 anos, aparece na foto com o animal de mais de 220 quilos que ele diz ter matado com uma flechada no parque Washakie Wilderness, em 12 de setembro de 2008. O urso atacou seu filho, Ron J. Leming, quando os dois estavam caçando alces próximo ao rio Shoshone. A flechada do pai evitou que o filho fosse morto. Mais de um mês depois, eles voltaram às caçadas.

====

Em 4 de julho deste ano, uma soldado da Polícia Militar ajudou um pai a fazer o parto do próprio filho. O áudio da ligação foi divulgado três dias depois. É possível ouvir o pai e mãe da criança muito emocionados com o nascimento, enquanto a policial passa as orientações. O chamado para o serviço 190 foi registrado às 22h47. Na linha, o pai do bebê informa que sua mulher estava em trabalho de parto. Após receber orientações, o homem conseguiu realizar o procedimento –o bebê nasceu com saúde e foi levado por um carro policial até o hospital da região.

===========
Na manhã de 7 de abril deste ano, o sargento Márcio Alexandre Alves impediu uma tragédia ainda maior na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro. Após ter atirado em dezenas de crianças, das quais 12 morreram, Wellington Menezes de Oliveira, que ainda tinha muita munição para continuar a chacina, foi baleado pelo policial. Ferido, o atirador cometeu suicídio. O policial disse que o filho dele, de 12 anos, telefonou chorando, assim que ouviu o pai na televisão no dia do massacre. Apesar de não ter agido para salvar um de seus filhos, o policial pode ser considerado um herói por ter impedido que muitos outros filhos morressem vítimas de Wellington. (http://estilo.uol.com.br/comportamento/ultimas-noticias/2011/08/14/mais-do-que-pais-herois.htm)

4677887876978

EXPERIÊNCIAS DE PAIS

Há um período em que os pais vão ficando órfãos de seus próprios filhos. É que as crianças crescem independentes de nós, como árvores tagarelas e pássaros estabanados.

Crescem sem pedir licença à vida.

Crescem com uma estridência alegre e, às vezes, com alardeada arrogância. Mas não crescem todos os dias, de igual maneira, crescem de repente.

Um dia, sentam-se perto de você e dizem uma frase com tal maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura.

Onde é que andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu?

Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços e o primeiro uniforme do maternal?

A criança está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil.

E você está agora ali, na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça!

Ali estão muitos pais ao volante, esperando que eles saiam esfuziantes sobre patins e cabelos longos, soltos.

Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão nossos filhos com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda nos ombros.

Ali estamos, com os cabelos esbranquiçados.

Esses são os filhos que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes dos ventos, das colheitas, das notícias, e da ditadura das horas.
E eles crescem meio amestrados, observando e aprendendo com nossos acertos e erros.

Principalmente com os erros que esperamos que não repitam.

Há um período em que os pais vão ficando um pouco órfãos dos próprios filhos.

Não mais os pegaremos nas portas das discotecas e das festas.
Passou o tempo do ballet, do inglês, da natação e do judô.
Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas.

Deveríamos ter ido mais à cama deles ao anoitecer para ouvirmos sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de adesivos, posters, agendas coloridas e discos ensurdecedores.

Não os levamos suficientemente ao Playcenter, ao shopping, não lhes demos suficientes hambúrgueres e cocas, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas que gostaríamos de ter comprado.

Eles cresceram sem que esgotássemos neles todo o nosso afeto.
No princípio, subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos, bolachas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscina e amiguinhos.
Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de chicletes e cantorias sem fim.

Depois chegou o tempo em que viajar com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma a os primeiros namorados.

Os pais ficaram exilados dos filhos.

Tinham a solidão que sempre desejaram, mas, de repente, morriam de saudades daquelas “pestes”.

Chega o momento em que só nos resta ficar de longe torcendo e rezando muito (nessa hora, se a gente tinha desaprendido, reaprende a rezar) para que eles acertem nas escolhas em busca de felicidade.

E que a conquistem do modo mais completo possível.
O jeito é esperar: qualquer hora podem nos dar netos.
O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos, e que não pode morrer conosco.

Por isso os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável carinho. Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto.
Por isso é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que eles cresçam.

Aprendemos a ser filhos depois que somos pais. Só aprendemos a ser pais depois que somos avós…

Autor: Affonso Romano de Sant’Anna

DIADOSPAISS

O QUE COMEMORAR NO DIA DOS PAIS?

Do latim pater, a palavra pai designava originalmente toda pessoa que dava origem a outro ser. O Direito Romano, base de nosso ordenamento civil, conferia ao pai o título de paterfamiliae, o cidadão romano chefe de família. Já definiam os romanos que “is est pater quem justae nuptiae demonstrant” (o pai legítimo é aquele que o matrimônio como tal indica). E nesta condição, todos os seus descendentes a ele se vinculavam sem poder de oposição, onde se incluía a própria esposa.

Durante todo o século XX convivemos no Brasil com o pátrio poder onde todas as decisões da família eram tomadas apenas pelo homem da casa, tendo a esposa apenas participação colaborativa, mas não decisiva. Apenas com o novo Código Civil, em vigor desde 11 de janeiro de 2003, substituiu-se esta expressão (diga-se ultrapassada) para poder familiar, onde marido e mulher, juntos, deliberam consensualmente sobre os destinos de uma família.

Em sentido jurídico, pai é o ascendente masculino de primeiro grau. Eis, portanto, a definição legal. Mas a palavra pai não se limita a letra da Lei e surge de formas variadas em nosso dia a dia. O Dicionário Houaiss aponta com precisão um sem número de variáveis. É o “pai da pátria” (defensor de um país), “pai da criança” (autor de uma ideia), “pai das queixas” (delegado de polícia), “pai Gonçalo” (marido sem iniciativa, dominado pela mulher), “pai mané” (indivíduo ingênuo), “pai dos burros” (dicionário) e assim por diante. Eis aqui a definição popular.

Da mesma raiz latina encontramos a palavra paternitas, mostrando a qualidade ou o fato de ser pai, designando o liame jurídico que une pai e filho. E assim fiz minha enquete caseira e pedi aos meus filhos que definissem a palavra paternidade. Surpreendidos com uma pergunta tão inusitada, meu filho de 13 anos disse “o direito do pai ter a guarda do filho”. Minha filha de 11 anos disse “é o que o pai passa para o filho”. E meu caçula de 3 anos, bem, confesso que não insisti com ele ante o olhar entediado daquele questionamento.

Com as definições jurídica, popular e familiar, concluo que pai tem, sobretudo, forte conotação de hierarquia, de poder, de gestão. Neste Dia dos Pais, em que o ego masculino fica ainda mais comprometido, uma autocrítica é sempre bem vinda, a começar pela readequação da expressão poder familiar. O Código Civil, que em seu artigo 1.630 substituiu a expressão pátrio poder por poder familiar, deveria ter disposto, em substituição, a expressão pátrio dever ou, sendo fiel ao novo texto legal, dever familiar. A paternidade não institui direitos sobre os filhos, mas sim deveres para com os mesmos.

O artigo 1.634 do Código Civil é preciso ao determinar aos pais a garantia da criação e educação de seus filhos. E isto não se dá apenas no sustento material ou alimentar, mas também e especialmente no exemplo moral, de forma que a geração vindoura tenha corretamente moldado seu caráter. E ao contrário das obrigações conceituais, onde a contraprestação deste dever familiar se dá de forma pecuniária (custeio da educação, alimentação, vestuário, etc.), o exemplo moral requer comprometimento, renúncia e vocação. Não se pode exigir de outras pessoas atitudes que nós mesmos não adotamos, regra esta que seguramente se aplica de pai para filho.

Neste dia 10 de agosto festejamos o Dia dos Pais. Não se pode defini-lo como uma data do calendário civil. Estas têm dia certo e um caráter público institucional, como 21 de abril ou 07 de setembro. O Dia dos Pais também não é uma data religiosa, o que dispensa maiores justificativas. Portanto, deveríamos concluir ser um dia meramente comercial cujo ápice ocorre na entrega dos tradicionais presentes. E assim será apenas se o paterfamiliae deixar ser.

Mas esta data poderá ser vista de outra forma. Porque da palavra paternidade vem a raiz do adjetivo “paterno” que, outra vez recorrendo ao Mestre Houaiss, significa “que lembra o amor de pai; carinhoso, afetuoso, paternal”. Ou seja, a maior gratificação do Dia dos Pais não é receber um presente do filho, mas em oferecer um carinho para ele.

N

FELIZDIADOSPAISPAO

DIA DOS PAIS: FRASES E VERSOS
====

Pai,
Obrigado por compartilhar comigo
os melhores momentos da minha vida.
Você é o melhor Pai do mundo!
Amo você Papai!
E te amarei sempre …Beijos
====

Pai! Quanto mais eu penso, mais eu quero te agradecer

por tudo oque tens feito por mim…Obrigado!

Feliz dia dos Pais! Te Amo!

====
O dia dos pais é o melhor dia pra dizer que te amo

muito e que além de ser meu pai Você é o melhor

amigo que eu poderia ter…Parabéns pelo seu dia!
====

“Pai, este presente não é nada perto do amo que

sinto por você. Te amo! Feliz Dia dos Pais!”
====
“Muitas vezes existem pessoas bem pertinho de nós

que amamos de montão, mas nunca lhe falamos o

quanto amamos. Você é uma dessas pessoas. Te amo

pai! Parabéns pelo seu dia!”

z5543546354

PAPAI

Louvo a Deus todos os dias por ser sua filha.
Por que tu és para mim um exemplo!

Que coisa maravilhosa é poder contar com você e estar ao seu lado nos dias tristes e também nos mais felizes de minha vida. Te desejo hoje um Feliz Dia dos Pais!

“Pai, nessa data tão especial gostaria de aproveitar e te agradecer por tudo que você me fez e faz até

hoje. Você é essencial em minha vida! Te amo para sempre! Parabéns pelo seu dia…”
====

Pai mesmo que as vezes te peça dinheiro como se fosse banco, mesmo que peça o carro emprestado, mes

mo que tenha que me buscar, mesmo sendo eu o culpado pelos seus cabelos brancos…Quero te dizer, que

você é um grande Pai, que te admiro e que eu te amo muito!

Obrigado! Feliz dia dos Pais!
====

799506554565

====

Papai você é o melhor pai do mundo. Te acho superlegal, pois qualquer coisa que aconteça você sem

pre estará ao nosso lado. Obrigado por se preocupar com todos nós. Te amo!
====

Papai, eu sei que sempre posso contar com você,

com seu amor, sua sabedoria. E o Dia dos Pais é o

momento perfeito para dizer muito obrigado por

tudo o que você fez. Eu te amo. Feliz Dia dos Pais.
====
Quando nasci meu pai era um ser que a vezes aparecia para aplaudir meus últimos lucros. Quando

me ia fazendo maior, era uma figura que me ensinava a diferença entre o mau e o bem. Durante

minha adolescência era a autoridade que me punha limites a meus desejos. Agora que sou adulta,

é o melhor conselheiro e amigo que tenho.

====

Tu és uma pessoa especial!!! Pode fazer da sua história, a biografia mais bela já escrita, um enredo

de vitórias, alegrias e conquistas.
====
Ser Pai é: Sorrir, Chorar, Sofrer, Gargalhar. Ser filho

é: Agradecer todos os dia a oportunidade de ter um

Pai como você.
====
Vivi uma vida repleta de problemas,  mas não são nada

comparado com os problemas que teve que se enfrentar meu pai para conseguir que minha vida começas

se. (Bartrand Hubbard).
====

Quando um homem se dá conta de que seu pai talvez

tinha razão, normalmente tem um filho que crê que

está equivocado. (Charles Wadsworth).
====

Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai. (Sigmund

Freud).
====

6576899433434

====

Às vezes o homem mais pobre deixa a seus filhos a

herança mais rica (Ruth E. Renkel)

====
É um homem sábio o que conhece a seu próprio filho.

(William Shakespeare).
====
Não importa quem foi meu pai. O importante é

quem recordação eu quem fosse. (Anne Sexton).

====

Um homem supõe mais do que uma centena de professores,as vezes o homem mais pobre deixa a seus

filhos a herança mais rica (Ruth E. Renkel)

====

Papai, você merece mais do que um cartão no Dia

dos Pais… espero que a mamãe tenha comprado

um presente para você.

====
Papai, me diga o quer ganhar, que mandarei a ma

mãe  comprar. Feliz Dia dos Pais.

====
No Dia dos Pais mande Flores para seu Pai:
Papai querido, para um pai tão maravilhoso como você, somente orquídea, a mais maravilhosa das

flores…
====

Se você está em dúvida sobre que palavras usar e sabe o que sente, mas não consegue se expressar muito bem, aqui você encontrará diversas frases que podem ser usadas em cartões, através de mensagens de celular, por Orkut e por outros meios. Mostre através das frases o quanto seu pai significa para você.

====

“Pai! Quanto mais eu penso, mais eu quero te agradecer por tudo oque tens feito por mim…Obrigado! Feliz dia dos Pais! Te Amo!”

====

Papai você é o melhor pai do mundo. Te acho super legal, pois qualquer coisa que aconteça você sempre estará ao nosso lado. Obrigado por se preocupar com todos nós. Te amo!

====

Papai, eu sei que sempre posso contar com você, com seu amor, sua sabedoria. E o Dia dos Pais é o momento perfeito para dizer muito obrigado por tudo o que você fez. Eu te amo. Feliz Dia dos Pais.

====

Ser Pai é: Sorrir, Chorar, Sofrer, Gargalhar. Ser filho é: Agradecer todos os dia a oportunidade de ter um Pai como você.

====

“Não importa quem foi meu pai. O importante é quem recordação eu quem fosse.”

====

“Ontem trocou minhas fraldas; hoje lhe mando flores. E a cada dia te admiro mais, paizão. Feliz dia dos Pais!”
====
“Que riqueza não é, até entre os pobres, ser filho de um bom pai.”
(Juan Luis Vives)

====

7743254765467

====
“A vitória tem mais de uma centena de pais – a derrota, por outro lado, essa, é órfã.” (John Kennedy)

====

“Os pais devem dar sempre para serem felizes. Dar sempre é o que faz que sejamos pais.” (Honoré de Balzac)

====

“Não há filhos ilegítimos, só há pais ilegítimos.” (Leon Rene Yankwich)
====
“Comporta-te com teus pais como pretendes que teus filhos se comportem contigo.” (Giacomo Leopardi)

====

“Um pai quando castiga, minha senhora, é sempre pai.” (Jean Racine)

====

“Eu me vejo mais como um pai de três meninas que como um astro de cinema.” (Bruce Willis)

====
“Os pais são os ossos nos quais os filhos afiam seus dentes.” (Peter Ustinov)
====
“Um pai vale mais do que uma centena de mestres-escola.” (George Herbert)

====

“A coisa mais importante que os pais podem ensinar a suas crianças é como ir em frente sem eles.” (Frank A. Clark)

====
“Não há alegria para o coração de um pai, que valha a certeza da felicidade de um filho.” (Júlio Dantas)

====
“Todos os conselhos que os pais dão aos jovens têm por objeto impedir-lhes que sejam jovens.” (Francis de Croisset)

====

“Os pais de agora pretendem ser amados pelos filhos. Este erro leva-os a toda a espécie de fraquezas e de facilidades.” (Jean Dutourd)

====

“Meu pai costuma dizer sempre que se, quando você morrer, se tiver feito cinco amigos verdadeiros, então você teve uma vida notável.” (Lee Lacocca)

====
“Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar.” (Bertrand Russell)

====
“É absolutamente normal e inevitável que a criança faça dos pais o objeto da primeira escolha amorosa. Porém a libido não permanece fixa nesse primeiro objeto: posteriormente o tomará apenas como modelo, passando dele para pessoas estranhas, na ocasião da escolha definitiva. Desprender dos pais a criança torna-se portanto uma obrigação inelutável, sob pena de graves ameaças para a função social do jovem.” (Sigmund Freud)

====
“Não vos parece que certos pais querem castigar nos filhos a má educação que lhes deram?” (Carmen Sylva)

====
“Ama os teus pais, se são justos e honestos: caso contrário, suporta-os.” (Publílio Siro)

====
“A coisa mais importante que um pai pode fazer por seus filhos é amar a mãe deles.”
(Theodore Hesburgh)

====

“Achava o meu pai velho. Hoje vejo que quem tem mais de 60 anos ainda tem muito pela frente. ”
(Tarcísio Meira)
====

“Como tratares teus pais, assim serás tratado por teus filhos. ”
(Provérbio)

====
“Comporta-te com teus pais como pretendes que teus filhos se comportem contigo.”
(Giacomo Leopardi)
====

Dia-dos-Pais-600x449n

====
“Conduta de pais, caminho de filhos.”
(Provérbio)
====
“É absolutamente normal e inevitável que a criança faça dos pais o objeto da primeira escolha amorosa. Porém a libido não permanece fixa nesse primeiro objeto: posteriormente o tomará apenas como modelo, passando dele para pessoas estranhas, na ocasião da escolha definitiva. Desprender dos pais a criança torna-se portanto uma obrigação inelutável, sob pena de graves ameaças para a função social do jovem.”
(Sigmund Freud)
====
Ser Pai é: Sorrir, Chorar, Sofrer, Gargalhar. Ser filho é: Agradecer todos os dia a oportunidade de ter um Pai como você.
====

“Não importa quem foi meu pai. O importante é quem recordação eu quem fosse.” (Anne Sexton)
====
“Papai, me diga o quer ganhar, que mandarei a mamãe comprar. Feliz Dia dos Pais.”
====
“Ontem trocou minhas fraldas; hoje lhe mando flores. E a cada dia te admiro mais, paizão.Feliz dia dos Pais!”

====
“Pai, obrigado por estar presente em todos momentos da minha vida. Amo você! Parabéns pelo seu dia!”

====
“Muitas vezes existem pessoas be m pertinho de nós que amamos de montão, mas nunca lhe falamos o quanto amamos. Você é uma dessas pessoas. Te amo pai! Parabéns pelo seu dia!”

====
“Um pai tem a sabedoria de um mestre e a sinceridade de um amigo. Feliz Dia dos Pais!”
====
“Pai, você sempre será meu super-herói preferido! Te amo e parabéns pelo seu dia!”

====
“Pai, não deveria esperar um dia para te dizer o óbvio: Eu te amo! Feliz Dia dos Pais”
====

“Pai: a certeza de um amigo eterno. Parabéns pelo seu dia! Te amo!”

====
“Pai, nessa data tão especial gostaria de aproveitar e te agradecer por tudo que você me fez e faz até hoje. Você é essencial em minha vida! Te amo para sempre! Parabéns pelo seu dia…”
====

“Pai, este presente não é nada perto do amo que sinto por você. Te amo! Feliz Dia dos Pais!”

====
“Pai! Obrigado por compartilhar comigo os melhores momentos da minha vida. Você é o melhor Pai do mundo! Amo você Papai! E te amarei sempre …Beijos”

====
“O dia dos pais é o melhor dia pra dizer que te amo muito e que além de ser meu pai Você é o melhor amigo que eu poderia ter…Parabéns pelo seu dia!”

====
“Pai, este presente não é nada perto do amo que sinto por você. Te amo! Feliz Dia dos Pais!””

====
“Muitas vezes existem pessoas bem pertinho de nós que amamos de montão, mas nunca lhe falamos o quanto amamos. Você é uma dessas pessoas. Te amo pai! Parabéns pelo seu dia!”
====
Papai você é o melhor pai do mundo. Te acho super legal, pois qualquer coisa que aconteça você sempre estará ao nosso lado. Obrigado por se preocupar com todos nós. Te amo!

====

Papai, eu sei que sempre posso contar com você, com seu amor, sua sabedoria. E o Dia dos Pais é o momento perfeito para dizer muito obrigado por tudo o que você fez. Eu te amo. Feliz Dia dos Pais.

====

Quando nasci meu pai era um ser que a vezes aparecia para aplaudir meus últimos lucros. Quando me ia fazendo maior, era uma figura que me ensinava a diferença entre o mau e o bem. Durante minha adolescência era a autoridade que me punha limites a meus desejos. Agora que sou adulta, é o melhor conselheiro e amigo que tenho.

====
Tu és uma pessoa especial!!! Pode fazer da sua história, a biografia mais bela já escrita, um enredo de vitórias, alegrias e conquistas.

====
Ser Pai é: Sorrir, Chorar, Sofrer, Gargalhar. Ser filho é: Agradecer todos os dia a oportunidade de ter um Pai como você!!!

====
“Vivi uma vida repleta de problemas, mas não são nada comparado com os problemas que teve que se enfrentar meu pai para conseguir que minha vida começasse.” (Bartrand Hubbard).

====

feliz-dia-dos-pais=maior

====
“Quando um homem se dá conta de que seu pai talvez tinha razão, normalmente tem um filho que crê que está equivocado.” (Charles Wadsworth).

====
“Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai.” (Sigmund Freud).

====
“A vezes o homem mais pobre deixa a seus filhos a herança mais rica.” (Ruth E. Renkel)

====
“É um homem sábio o que conhece a seu próprio filho.” (William Shakespeare).

====
“Não importa quem foi meu pai. O importante é quem recordação eu quem fosse.” (Anne Sexton).

====
“Um homem supõe mais do que uma centena de professores,as vezes o homem mais pobre deixa a seus filhos a herança mais rica.” (Ruth E. Renkel)

====
Papai, você merece mais doque um cartão no Dia dos Pais… espero que a mamãe tenha comprado um presente para você.

====
“Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar.” (Bertrand Russell)
====

“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.” (Coelho Neto)

====
“Seja qual for o país, capitalista ou socialista, o homem foi em todo o lado arrasado pela tecnologia, alienado do seu próprio trabalho, feito prisioneiro, forçado a um estado de estupidez.” (Simone de Beauvoir)

====
“A vitória tem mais de uma centena de pais; a derrota, por outro lado, essa é órfã.” (Napoleão Bonaparte)
====
“Pai, nessa data tão especial gostaria de aproveitar e te agradecer por tudo que você me fez e faz até hoje. Você é essencial em minha vida! Te amo para sempre! Parabéns pelo seu dia…”

====
“Papai você é o melhor pai do mundo. Te acho super legal, pois qualquer coisa que aconteça você sempre estará ao nosso lado. Obrigado por se preocupar com todos nós. Te amo!”
====

“Papai, eu sei que sempre posso contar com você, com seu amor, sua sabedoria. E o Dia dos Pais é o momento perfeito para dizer muito obrigado por tudo o que você fez. Eu te amo. Feliz Dia dos Pais.”

====
“Papai nós te prometemos às vezes aquilo que não cumprimos, mas o amor que temos por você será sempre presente e sincero.”

====
“Nosso agradecimento por tua presença amiga e acolhedora em todos os dias da nossa vida. Amamos você!!”

====
Papai, Louvo a Deus todos os dias por ser sua filha. Por que tu és para mim um exemplo! Que coisa maravilhosa é poder contar com você e estar ao seu lado nos dias tristes e também nos mais felizes de minha vida. Te desejo hoje um Feliz Dia dos Pais!

====

O dia dos pais é o melhor dia pra dizer que te amo muito e que além de ser meu pai Você é o melhor amigo que eu poderia ter… Parabéns pelo seu dia!
====
Pai! Quanto mais eu penso, mais eu quero te agradecer por tudo oque tens feito por mim…Obrigado! Feliz dia dos Pais! Te Amo!

====

Pai! Obrigado por compartilhar comigo os melhores momentos da minha vida. Você é o melhor Pai do mundo! Amo você Papai! E te amarei sempre …Beijos

====
Pai, nessa data tão especial gostaria de aproveitar e te agradecer por tudo que você me fez e faz até hoje. Você é essencial em minha vida! Te amo para sempre! Parabéns pelo seu dia…
====

Pai, mesmo que as vezes te peça dinheiro como se fosse banco, mesmo que peça o carro emprestado, mesmo que tenha que me buscar, mesmo sendo eu o culpado pelos seus cabelos brancos…Quero te dizer, que você é um grande Pai, que te admiro e que eu te amo muito! Obrigado! Feliz dia dos Pais!

====

z4432498680087

====
“Eu me vejo mais como um pai de três meninas que como um astro de cinema. ”
(Bruce Willis)
====
“Meu pai costuma dizer sempre que se, quando você morrer, se tiver feito cinco amigos verdadeiros, então você teve uma vida notável.”
(Lee Iacocca)
====

“Não há filhos ilegítimos, só há pais ilegítimos.”
(Leon Rene Yankwich)

====

“Não se podem censurar os jovens preguiçosos, quando a responsável por eles serem assim é a educação dos seus pais.”
(Esopo)
====
“Não vos parece que certos pais querem castigar nos filhos a má educação que lhes deram?”
(Carmen Sylva)

====
“Ninguém escolhe pais para nascer.”
(Provérbio)
====
“No início, os filhos amam os pais. Depois de um certo tempo, passam a julgá-los. Raramente ou quase nunca os perdoam.”
(Oscar Wilde)

====

“O respeito pelos pais só resiste enquanto os pais respeitem o interesse dos filhos. ”
(Raúl Germano Brandão)

====
“Os homens esquecem mais facilmente a morte do pai que a perda dos bens.”
(Nicolau Maquiavel)
====
“Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar.”
(Bertrand Russell)
====

“Os pais de agora pretendem ser amados pelos filhos. Este erro leva-os a toda a espécie de fraquezas e de facilidades.”
(Jean Doutard)
====
“Os pais devem dar sempre para serem felizes. Dar sempre é o que faz que sejamos pais.”
(Honoré de Balzac)
====

“Os pais são os ossos nos quais os filhos afiam seus dentes.”
(Peter Ustinov)
====
“Os pais são todos os mesmos! Chega sempre um momento em que não desejariam ser olhados pelos seus filhos com os olhos que eles próprios lhes fizeram.”
(Carlo Collodi)

====

PAI-SOLTEIROO

====
“Para agradar meu pai, mudei de rumo e decidi obter um diploma de engenheiro industrial.”
(Luis Buñuel)

====

“Que riqueza não é, até entre os pobres, ser filho de um bom pai.”
(Juan Luis Vives)
====
“Um pai quando castiga, minha senhora, é sempre pai.”
(Jean Racine)

====

“Um pai vale mais do que uma centena de mestres-escola.”
(George Herbert)

====

“No início, os filhos amam os pais. Depois de um certo tempo, passam a julgá-los. Raramente ou quase nunca os perdoam.” (Oscar Wilde)

====

“Achava o meu pai velho. Hoje vejo que quem tem mais de 60 anos ainda tem muito pela frente.” (Tarcísio Meira)

====

“Para agradar meu pai, mudei de rumo e decidi obter um diploma de engenheiro industrial.” (Luis Buñuel)

====

“Os homens esquecem mais facilmente a morte do pai que a perda dos bens.” (Nicolau Maquiavel)

====

“Os pais são todos os mesmos! Chega sempre um momento em que não desejariam ser olhados pelos seus filhos com os olhos que eles próprios lhes fizeram.” (Carlo Collodi)

====

“O respeito pelos pais só resiste enquanto os pais respeitem o interesse dos filhos.” (Raúl Germano Brandão)

====

“A coisa mais importante que um pai pode fazer por seus filhos é amar a mãe deles.” (Theodore M. Hesburgh)

====

“Não se podem censurar os jovens preguiçosos, quando a responsável por eles serem assim é a educação dos seus pais.” (Esopo)

====

“A punição dos pais honra – a punição do verdugo envergonha.”

====
(Miguel de Cervantes)

“Conduta de pais, caminho de filhos.” (Provérbio)

====

“Como tratares teus pais, assim serás tratado por teus filhos.” (Provérbio)

====

“Ninguém escolhe pais para nascer.” (Provérbio)

====
Em data tão significativa, ofereço estas rosas brancas, o ideal de pureza e honestidade. A rosa vermelha ao centro leva um beijo da mamãe para você. O carinho de sempre de…….
====

Nada tão bonito como estas flores que pudesse simbolizar o grande amor que tenho por você.

====
Ao meu amigo e camarada, o abração do seu filho.

====
Flores para o homem mais querido da minha vida ; O sonho tornou realidade. Obrigado, papai, pelo

seu apoio. O  que seria de mim, sem você? Te amo muito.

====

Desejamos que você continue sempre assim, dando-nos amor e carinho. Só você sabe cuidar da gente!

====

Mas não é só por isso que te amamos. É que você é muito legal! Parabéns pelos eu dia Papai!

167545665765

DIA DOS PAIS: MÚSICAS

PAIS E FILHOS

Legião urbana

Estátuas e cofres
E paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender

Dorme agora huhuhuhu
É só o vento lá fora
Quero colo
Vou fugir de casa
Posso dormir aqui
Com vocês?
Estou com medo tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três
Meu filho vai ter
Nome de santo
Quero o nome mais bonito

(Refrão)
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar, pra pensar.
Na verdade não há

Me diz por que o céu é azul
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos que tomam conta de mim

Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais huhuhuhu

(Refrão)
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar, pra pensar.
Na verdade não há

Sou uma gota d’água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não lhe entendem
Mas você não entende seus pais
Você culpa seus pais por tudo
E isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?

musicassss

PAI

 Fábio Jr

Composição: Fábio Jr.

Pai, pode ser que daqui a algum tempo
Haja tempo pra gente ser mais
Muito mais que dois grandes amigos, pai e filho talvez
Pai, pode ser que daí você sinta, qualquer coisa entre esses vinte ou trinta
Longos anos em busca de paz….
Pai, pode crer, eu tô bem eu vou indo, tô tentando vivendo e pedindo
Com loucura pra você renascer…
Pai, eu não faço questão de ser tudo, só não quero e não vou ficar mudo
Pra falar de amor pra você
Pai, senta aqui que o jantar tá na mesa, fala um pouco tua voz tá tão presa
Nos ensine esse jogo da vida, onde a vida só paga pra ver
Pai, me perdoa essa insegurança, é que eu não sou mais aquela criança
Que um dia morrendo de medo, nos teus braços você fez segredo
Nos teus passos você foi mais eu
Pai, eu cresci e não houve outro jeito, quero só recostar no teu peito
Pra pedir pra você ir lá em casa e brincar de vovô com meu filho
No tapete da sala de estar
Pai, você foi meu herói meu bandido, hoje é mais muito mais que um amigo
Nem você nem ninguém tá sozinho, você faz parte desse caminho , que hoje eu sigo em paz !!!!!

N

z4535654filho-dois-pais

VIDAS

(Homenagem ao Dia Dos Pais)

Me pareço tanto com você
Olhando dá pra ver, o seu rosto lembra o meu
Desde o primeiro aniversário, o primeiro passo
Sempre pronto pra me defender

Sempre que brigou comigo
Pra eu não correr perigo, era pronto pra me salvar
Com você eu aprendi todas lições
Eu enfrentei os meus dragões
E só depois me deixou voar

Mas eu só quero lembrar
Que de dez vidas, onze eu te daria
Que foi vendo você que eu aprendi a lutar
Mas eu só quero lembrar
Antes que meu tempo acabe pra você não se esquecer
Que se Deus me desse uma chance de viver outra vez
Eu só queria se eu tivesse você

Pai, eu sei, o tempo é implacável
Afasta os nossos corpos, mas aproxima o coração
O seu nome é sempre lembrado
Converso e falo de você sempre na oração
Pai, foi muito chato crescer
Passei a não ter você contando histórias pra eu dormir
Mesmo o mundo querendo me derrubar
Ao meu lado você sempre está pra me levantar quando eu cair

Mas eu só quero lembrar
Que de dez vidas, onze eu te daria
Que foi vendo você que eu aprendi a lutar
Mas eu só quero lembrar
Antes que meu tempo acabe pra você não se esquecer
Que se Deus me desse uma chance de viver outra vez
Mas eu só quero lembrar
Antes que meu tempo acabe pra você não se esquecer
Que se Deus me desse uma chance de viver outra vez
Eu só queria se tivesse você
Eu só queria se tivesse você
Eu só queria se tivesse você…

Lucas Lucco

z5354554

DIA DOS PAIS
Espaço Rap

”Quadra 8 tumúlo 9 , cemitério Vila morais , segundo
domingo de agosto , dia dos Pais”
(Naquele dia mais uma vez ,eu fui tentar da um
abraço no meu pai , sei lá , pode parecer loucura né,
abraçar quem já morreu mais … só quem perdeu pra
saber a falta que faz , de um pai ).
Meti uma peita preta vesti uma luva escura
Juntei uns Troco pra floricultura.
Queria te dar outro presente Oh Pai uma beca
Uma camisa do timão um cd sei lá , do Zeca.
Mais fazer o que né?
O senhor que escolheu, preferiu o crime do que a
Familia e deu no que deu.
Pôs no peito dos gambezinho medalha de bronze
Passou a fazer aniversário 2/11.
Meteu os ferro roubou que roubou até umas hora , hein !!!
E onde cê tá morando agora?
A 7 palmos longe da mãe de mim e da Roberta
Quando alguém pergunta do pai na escola ela Desconversa .
Se alguém ganhou nessa história foi só seu Advogado
Nóis continua morando num quartinho alugado.
E a mãe não teve estômago pra vir te visitar
Nunca mais foi a mesma depois que cê mudou pra cá.
É tem pesadelo, vê vulto direto só consegue dormir tomando
Remédio.
Vive com a frase do pm no ouvido
(É minha senhora melhor uma Viúva do que mais um bandido).

[Refrão:2x]
Eu trouxe seu presente pai é um buquê de flores,
E agora o que que eu faço , eu só queria era poder te dar
um abraço.

Seus parceiro de ação nunca te abandonaram
Até no cemitério te acompanharam.
Tá lembrado do neguinho pilotão de fuga
Tá aí do teu lado ó em outra sepultura .
E aquele mano que era catador Linha de frente
Tá enterrado numa cova logo ali na frente.
Quem não entrou pra quadrilha dos finado
Tá tirando 10 no fechado do são bernardo.
cê foi baleado Lembra?
Fiquei com cê a noite inteira
Nenhum parceiro veio dá uma de Enfermeira .
Só que quando eu mais precisei cadê? cê não tava
Com 13 anos eu virei o homem da casa .
A mãe sofrendo Doente Vivia em hospital
Larguei a escola pra vender sorvete no Taquaral.
É … cada lembrança é uma lágrima que cai
Mó saudade, mó saudade do meu pai.

[Refrão:2x]
Eu trouxe seu presente pai é um buquê de flores,
E agora o que que eu faço , eu só queria era poder te dar
um abraço.

A mãe tá indo no culto todo domingo
Graças a Deus , acho que se não fosse isso ela já tinha enlouquecido .
Roberta tá moça cresceu que é uma beleza
Já tá até cantando no coral da igreja.
Hoje quando eu te vejo nas fotos em cima do rack
Vivo , positivo , só que nos negativo da kodak .
Lembro do tempo que cê vivia com nós , cê sorria
Mais aí alegria apagou mais rápido que um flash de Fotografia.
E o mesmo crime que te levou por dinheiro Ilusão
Veio te devolve num caixão com flor e algodão.
Olha desculpa se eu falei demais , se eu pesei , fui além
É que eu precisava desabafa com alguém .
Já deu minha hora pai deixa eu ir
cê nunca escutou ninguém e não é Agora que vai me ouvir .
Quem sabe um dia nóis se Tromba nem que seja sonhando
Pra eu te dar o abraço que ficou faltando.

[Refrão:3x]
Eu trouxe seu presente pai é um buquê de flores,
E agora o que que eu faço , eu só queria era poder te dar
um abraço.

(É … eu acho que , a vida do crime , é que nem a dessas flores que eu te trouxe …No começo parece que vai ser linda sempre , derepente morre , desmancha , só fica os espinhos … acho que , os espinhos é que nem a saudade , que fica machucando agente , arranhando a nossa memória … É pai mais um ano sem você , mais um dia dos pais , sem pais , sem pai , só saudade.

z6556654

MEU PAI, MEU AMIGO
Cristina Mel

Eu tenho um amigo que sempre está comigo
Presente do bondoso criador
Eu tenho um amigo, fiel, companheiro
Exemplo verdadeiro de amor

No dia em que eu nasci, ele já estava ali
Me recebendo nos braços da família
Eu não sabia de nada, mas ele já me amava
E me ofertava a sua companhia

Meu pai, meu amigo (meu pai)
Fiel, companheiro
Exemplo verdadeiro para mim (pra mim)
Meu pai, meu amigo (meu amigo)
Fiel, companheiro
Exemplo verdadeiro para mim

Sua vida me conduz
Aos braços de Jesus
A quem eu amarei até o fim

Eu tenho um amigo
Fiel companheiro
Exemplo verdadeiro de amor

z1234544345

INQUÉRITO
Compositor: Vrb

Quadra oito, túmulo nove, cemitério dos Amarais
Segundo domingo de agosto, dia dos pais
Naquele dia mais uma vez eu fui tentar dá um abraço
No meu pai, sei lá, pode parecer loucura, né?
Abraçar quem já morreu, mas só quem perdeu
Pra saber a falta que faz um pai

Meti uma peita preta vesti uma lupa escura
Juntei uns troco pra floricultura
Queria te dar outro presente, ó pai, uma beca
Uma camisa do timão, um CD (sei lá) do Zeca
Mais fazer o que né? O senhor que escolheu
Preferiu o crime do que a família, deu no que deu
Pôs no peito dos gambezinho medalha de bronze
Passou a fazer aniversário em dois do onze

Meteu os ferro, roubou que roubou até umas hora (hein)
Ó onde você tá morando agora
A sete palmos, longe da mãe, de mim e da Roberta
Quando alguém pergunta do pai na escola ela desconversa

Se alguém ganhou nessa história foi só o seu advogado Nóis continua morando num quartinho alugado
E a mãe não teve estômago pra vir te visitar
Nunca mais foi a mesma depois que cê mudou pra cá

(É) Tem pesadelo, vê vulto direto
Só consegue dormir tomando remédio
Vive com a frase do PM no ouvido:
É, minha senhora, melhor uma viúva do que mais um bandido!

(REFRÃO)
Eu trouxe o seu presente, pai, é um buquê de flores
E agora o que que eu faço?
Eu só queria era poder te dar um abraço (2x)

Seus parceiro de ação nunca te abandonaram
Até no cemitério te acompanharam
Tá lembrado do neguinho pilotão de fuga
Tá aí do teu ó em outra sepultura

E aquele mano que era catadô linha de frente
Tá enterrado numa cova logo ali na frente
Quem não entrou pra quadrilha dos finado
Tá tirando dez no fechado do São Bernardo*

Cê foi baleado lembra? Eu fiquei com você a noite inteira
Nenhum parceiro veio dá uma de enfermeira
Só que quando eu mais precisei, cadê? Cê não tava
Com treze anos virei o homem da casa

A mãe sofrendo, doente, vivia no hospital
Larguei a escola pra vender sorvete no Taquaral
Cada lembrança é uma lágrima que cai
“Mó saudade mó saudade do meu pai”

(REFRÃO)
Eu trouxe o seu presente, pai, é um buquê de flores
E agora o que que eu faço?
Eu só queria era poder te dar um abraço (2x)

A mãe tá indo no culto todo domingo (graças a Deus)
Acho que se não fosse isso ela já tinha enlouquecido
A Roberta tá moça, cresceu que é uma beleza
Já tá até cantando no coral da igreja

Hoje, quando eu te vejo nas fotos em cima do raque
Vivo, positivo, só que nos negativo da Kodak
Lembro, do tempo que cê vivia com nóis
Cê sorria, mais aí a alegria
Apagou mais rápido que um flash de fotografia

E o mesmo crime que te levo pro dinheiro ilusão
Veio te devolve num caixão com flor e algodão
Olha, desculpa se eu falei demais, se eu pesei, fui além
É que eu precisava desabafa com alguém

Já deu minha hora, pai, deixa eu ir
Cê nunca escutou ninguém não é agora que você vai me ouvir
Quem sabe um dia nóis se tromba nem que seja sonhando
Pra eu te dar o abraço que ficou faltando

(REFRÃO)
Eu trouxe o seu presente, pai, é um buquê de flores
E agora o que que eu faço?
Eu só queria era poder te dar um abraço (2x)

Acho que a vida do crime é que nem a dessas flores que eu te trouxe
No começo parece que vai ser linda sempre, de repente, morre, desmancha, só fica os espinhos

Acho que os espinhos é que nem a saudade que fica machucando a gente, arranhando a nossa memória
É, pai, mais um ano sem você, mais um dia dos pais, sem paz, sem Pai, só saudade…

* São Bernardo (pra quem não sabe) refere-se à Penitenciaria de Campinas-SP *

z3425653765

DIA DOS PAIS
Simony

Um passarinho

Me acordou cedinho

Cantando lindo

Que nem rouxinol

E o céu sorrindo

Azul, azul, limpinho

Abriu caminho

Pra passar o sol

Um dia lindo

Com todas as cores

Um arco-íris

Garantiu que sai

E o bem-te-vi disse

Que viu as flores

Vindo enfeitar

O dia do papai

Amigo velho

Eu queria falar

Meu velho amigo

Foi tão bom te encontrar

Amigo velho

Eu te amo demais

Meu velho amigo

Todo dia é dos pais

Eu convidei o gato

E o cachorro

Nem um amigo

Vai poder faltar

Super-herói, também

Tarzan e o Zorro

E o pererê não vai poder mancar

Vai ter pelada

E muita brincadeira

Toda alegria vem nos visitar

Queria tanto

Que esta festa inteira

Fosse um presente

Pra poder te dar.

Amigo velho

Eu queria falar

Meu velho amigo

Foi tão bom te encontrar.

Amigo velho

Eu te amo demais

Meu velho amigo

Todo dia é dos pais!

N

z5643654554

DIA DOS PAIS
Luiz Gonzaga

Peço a Deus
Que não inventem
Dia dos Pais no sertão }bis

Aqui o pai tem o fío
Quem tem dois
Tem uma porção
No sertão dá-se uma encrenca
Isso lá não presta não
Fío lá nasce é penca
Feito mato pelo chão } bis

Eu sei que o dia é bonito (bis)
Falar mal dele eu não vou

É um dia de alegria
Alegria, Deus, amor
Todo fío nesse dia
A seu pai presenteou
Mas os presentes porém
Foi mesmo o pai quem comprou (bis)
Ai…

Não tem porém alegria
Isso eu digo sem receio
E não venha por descurpa
Uma tristeza no meio
E nesses dia dos pais
Nesse dia de carinho
Me alembro dos pobres fío
Que não tem mais sei paizinho (bis)
Ai…

Enquanto uns tá feliz
Tá sirrindo, tá contente
Você óia assim de banda
No meio dessa gente
Tem gente que não tem pai (bis)
Pro móde dá um presente
Ai…

65476435454

DESENHO E FILMES SOBRE OS PAIS
Bóbi Filho e Bibo Pai (Augie Doogie and Doggie Daddy)

Criado por William Hanna e Joseph Barbera.

Um Pai que ama muito seu filho e um filho

que idolatra seu pai. Bibo e Bóbi são dois

cachorros que encarnam a perfeita relação

entre pai e filho, seus conflitos de geração

e o carinho incondicional e mútuo. Bóbi é

o filho que admira e se espelha no pai, que

vive tentando ensinar ao filho as lições da

vida, o que, na maioria das vezes, os põe

em diversas confusões das quais precisam

de muito jogo de cintura e bom humor para

sair. Normalmente o pai leva a pior, mas no

final tudo se ajeita.

———-

z3563458757

NO CINEMA:

EM NOME DO PAI

(In the Name of the father) – 1993

Diretor: Jim Sheridan. Com Daniel Day-Lewis

(Gerry Conlon), Pete Postlethwaite (Giuseppe

Conlon) e Emma Thompson (Gareth Peirce).

Precisa dizer mais alguma coisa? Neste filme

do diretor Jim Sheridan, o pai, interpretado

por Pete Postlewaite, se sacrifica e acaba

se tornando o melhor amigo do filho dentro

de uma prisão. Daniel Day-Lewis é Gerry

Conlon, um jovem irlandês que junto com

seus amigos é confundido com terroristas

do IRA. A família de Conlon também so

fre as conseqüências e boa parte dela ac

aba na cadeia, inclusive seu pai. Na prisão,

Gerry e Giuseppe (Postlethwaite) enfrentam

a dor e a incompreensão, e descobrem que

apenas um sentimento pode mantê-los vivos:

o amor entre pai e filho.
———-
O PAI DA NOIVA

(Father of the Bride) -1991

direção: Charles Shyer. Com Steve Martin

(George Banks), Diane Keaton (Nina Banks)

e Kimberly Williams (Annie Banks).

Aquele eterno paizão, que sempre acha que

seus filhos ainda não passam de crianças, e

de fato para ele nunca deixarão de ser. Pro

tetor, mas ao mesmo tempo extremamente

ciumento, principalmente quando sua linda

e frágil garotinha resolve se casar. Essa é

a história desse filme de Charles Shyer, em

que Steve Martin interpreta o divertido e ran

zinza George Banks, que quase tem um surto

quando descobre que a filha já é uma mulher e

ele está mais perto de ser avô do que qualquer

outra coisa.

1675665TYTY

DIA DOS PAIS: AS COMEMORAÇÕES PELO MUNDO

Segundo a tradição, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal, o dia do pai é comemorado a 19 de Março, seguindo a tradição da Igreja católica, que neste dia celebra São José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo).

No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. No país a implementação da data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal. A data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.3.

PAIPARABENSPELOSEUDIAAA

Países que celebram no terceiro domingo de junho.

África do Sul
África do Sul, oficialmente República da África do Sul, é um país localizado no extremo sul da África, entre os oceanos Atlântico e Índico,5 com 2.798 quilômetros de litoral.6 7 É uma democracia parlamentar, limitado pela Namíbia, Botsuana e Zimbábue ao norte; Moçambique e Suazilândia a leste; e com o Lesoto, um enclave totalmente rodeado pelo território sul-africano.8

O país é conhecido por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Onze línguas oficiais são reconhecidas pela Constituição do país.5 Duas dessas línguas são de origem europeia: o africâner, uma língua que se originou principalmente a partir do holandês que é falada pela maioria dos brancos e coloured sul-africanos, e o inglês sul-africano. O inglês é a língua mais falada na vida pública oficial e comercial, entretanto, é apenas o quinto idioma mais falado em casa.5

Multiétnico, o país possui as maiores comunidades de europeus, indianos e multiétnicos do continente africano. Embora 70% da população sul-africana seja negra,9 os habitantes são de diferentes grupos étnicos que falam línguas bantas, um dos nove idiomas que têm estatuto oficial.5 Cerca de um quarto da população do país está desempregada 10 e vive com menos de 1,25 dólar por dia.11

A África do Sul é uma democracia constitucional, na forma de uma república parlamentar; ao contrário da maioria das repúblicas parlamentares, os cargos de chefe de Estado e chefe de governo são mesclados em um presidente dependente do parlamento. É um dos membros fundadores da União Africana, da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD), além de ser membro do Tratado da Antártida, do Grupo dos 77, da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, da União Aduaneira da África Austral, da Organização Mundial do Comércio (OMC), do Fundo Monetário Internacional (FMI), do G20, do G8+5 e é uma das nações BRICS. Tem ainda a melhor infraestrutura e a segunda maior economia do continente.

16565456678

Argentina

Argentina, oficialmente República Argentina (em espanhol: República Argentina, AFI: [repußlika arxentina]), é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires. É o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações de língua espanhola, embora México, Colômbia e Espanha, que possuem menor território, sejam mais populosos.

A área continental da Argentina está entre a Cordilheira dos Andes a oeste e o Oceano Atlântico, a leste. Faz fronteira com Paraguai e Bolívia ao norte, Brasil e Uruguai a nordeste e com o Chile a oeste e sul. A Argentina reivindica uma parte da Antártida, sobrepondo as reivindicações do Chile e do Reino Unido no continente antártico, mesmo após todas as reivindicações terem sido suspensas pelo Tratado da Antártida de 1961. O país reivindica ainda as Ilhas Malvinas (em espanhol: Islas Malvinas) e Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, que são administradas pelo Reino Unido como territórios britânicos ultramarinos.

O mais antigo registro de presença humana na área atualmente conhecida como Argentina é datado do período paleolítico.8 A colonização espanhola iniciou-se em 1512.9 A Argentina emergiu como o Estado sucessor do Vice-Reino do Rio da Prata,10 11 12 uma colônia espanhola fundada em 1776. A declaração e a luta pela independência (1810-1818) foi seguida por uma longa guerra civil, que durou até 1861 e terminou com a reorganização do país como uma federação de províncias, com a cidade de Buenos Aires como capital. Durante a segunda metade do século XX, a Argentina enfrentou vários golpes militares e períodos de instabilidade política, juntamente com crises econômicas periódicas que contiveram seu pleno desenvolvimento econômico e social.

Uma potência média reconhecida,13 a Argentina é uma das maiores economias da América do Sul,14 com uma classificação alta no Índice de Desenvolvimento Humano.15 Na América Latina, a Argentina possui o quinto maior PIB per capita (nominal) e o maior PIB per capita em paridade do poder de compra.16 Analistas17 argumentam que o país tem uma base “para o crescimento futuro, devido ao tamanho do seu mercado, níveis de investimento direto estrangeiro e o percentual de exportações de alta tecnologia como parte do total bens manufaturados” e é classificado pelos investidores como uma economia emergente. A Argentina é um membro fundador da Organização das Nações Unidas, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas e da Organização Mundial do Comércio e continua sendo um dos G20.

???????????

Canadá

O Canadá é um país que ocupa grande parte da América do Norte e se estende desde o Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, a oeste. Ao norte o país é limitado pelo Oceano Ártico. É o segundo maior país do mundo em área total,8 superado apenas pela Rússia, e a sua fronteira comum com os Estados Unidos, no sul e no noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo.

As terras ocupadas pelo Canadá são habitadas há milênios por diferentes grupos de povos aborígines. Começando no fim do século XV, expedições britânicas e francesas exploraram e, mais tarde, se estabeleceram ao longo da costa Atlântica do país. A França cedeu quase todas as suas colônias na América do Norte em 1763 depois da Guerra dos Sete Anos. Em 1867, com a união de três colônias britânicas da América do Norte em uma confederação, o Canadá foi formado como um domínio federal de quatro províncias.9 10 11 Isto começou com um acréscimo de províncias e territórios e com um processo de aumento de autonomia do Reino Unido. Esta ampliação de autonomia foi salientada pelo Estatuto de Westminster de 1931 e culminou no Canada Act de 1982, que eliminou os vestígios de dependência jurídica do Parlamento Britânico.

O Canadá é uma federação composta por dez províncias e três territórios, uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, com a rainha Elizabeth II (Isabel II) como chefe de Estado — um símbolo dos laços históricos do Canadá com o Reino Unido — sendo o governo dirigido por um primeiro-ministro, cargo ocupado atualmente (2014) por Stephen Harper. É um país bilíngue e multicultural, com o inglês e o francês como línguas oficiais. Um dos países mais desenvolvidos do mundo, o Canadá tem uma economia diversificada, dependente dos seus abundantes recursos naturais e do comércio, particularmente com os Estados Unidos, país com que o Canadá tem um relacionamento longo e complexo. É um membro do G8, do G20, da OTAN, da OCDE, da OMC, da Comunidade das Nações, da Francofonia, da OEA, da APEC e das Nações Unidas.

13454YTTR630X
Chile

Chile, oficialmente República do Chile (em espanhol: Loudspeaker.svg República de Chile (ajuda·info)), é um país da América do Sul, que ocupa uma longa e estreita faixa costeira encravada entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico. Faz fronteira ao norte com o Peru, a nordeste com a Bolívia, a leste com a Argentina e a Passagem de Drake, a ponta mais meridional do país. É um dos dois únicos países da América do Sul que não tem uma fronteira comum com o Brasil, além do Equador. O Pacífico forma toda a fronteira oeste do país, com um litoral que se estende por 6 435 quilômetros.4 O território chileno inclui alguns territórios ultramarinos, como o Arquipélago Juan Fernández, as Ilhas de Sala y Gómez, as Ilhas Desventuradas e a Ilha de Páscoa, localizada na Polinésia. O Chile possui uma reivindicação de 1 250 000 quilômetros quadrados de território na Antártida.

O Chile possui um território incomum, com 4 300 quilômetros de comprimento e, em média, 175 quilômetros de largura, o que dá ao país um clima muito variado, indo do deserto mais seco do mundo — o Atacama — no norte do país, a um clima mediterrâneo no centro, até um clima alpino propenso a neve ao sul, com geleiras, fiordes e lagos.5 O deserto do norte chileno contém uma grande riqueza mineral, principalmente de cobre. Uma área relativamente pequena no centro chileno domina o país em termos de população e de recursos agrícolas. Esta área também é o centro cultural, político e financeiro do qual o Chile se expandiu no final do século XIX, quando integrou as regiões norte e sul em uma só nação. O sul do país é rico em florestas e pastagens e possui uma cadeia de montanhas, vulcões e lagos. A costa sul é um gigantesco labirinto de penínsulas compostas por fiordes, enseadas, canais e ilhas. A Cordilheira dos Andes está localizada por toda a fronteira oriental chilena.6

Antes da chegada dos europeus no século XVI, o norte do Chile estava sob o domínio Inca, enquanto os índios mapuches (também conhecidos como araucanos pelos colonizadores espanhóis) habitavam o centro e o sul do território. Embora o Chile tenha declarado sua independência em 1817, a vitória decisiva contra o controle espanhol não foi alcançada até 1818. Na Guerra do Pacífico (1879-83), o país venceu o Peru e a Bolívia e conquistou as regiões do norte. O Chile, que até então parecia estar relativamente livre da instabilidade política e do surgimento de governos autoritários que atingiam o resto do continente sul-americano, suportou 17 anos de uma rígida ditadura militar (1973-1990), uma das mais sangrentas do século XX na América Latina, que matou mais de três mil pessoas.5

Atualmente, o Chile é um dos países mais estáveis e prósperos da América do Sul.5 Dentro do contexto maior da América Latina, é o melhor em termos de desenvolvimento humano, competitividade, qualidade de vida, estabilidade política, globalização, liberdade econômica e percepção de corrupção, além de índices comparativamente baixos de pobreza.7 Também é elevado no país o nível de liberdade de imprensa e de desenvolvimento democrático. Sua posição como país mais rico da região (empatado com o México), em termos de produto interno bruto per capita (a preço de mercado8 e paridade do poder de compra9 ), no entanto, é contrariada devido ao seu alto nível de desigualdade econômica, medido pelo coeficiente de Gini.10 Em maio de 2010, o Chile se tornou o primeiro país sul-americano a aderir à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE),11 além de também ser um dos membros de várias outras organizações internacionais, como as Nações Unidas (ONU), a Organização dos Estados Americanos (OEA), Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), a União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC), a Aliança do Pacífico (AP), o Parlamento Latino-americano e a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).

dia-dos-pais570x230

Colômbia

Colômbia, oficialmente República da Colômbia (em espanhol: República de Colombia), é uma república constitucional do noroeste da América do Sul. A Colômbia faz fronteira a leste com a Venezuela4 e Brasil;5 ao sul com o Equador e Peru;6 para o norte com o Mar do Caribe, ao noroeste com o Panamá; e a oeste com o Oceano Pacífico. A Colômbia também tem fronteiras marítimas com a Venezuela, Jamaica, Haiti, República Dominicana, Honduras, Nicarágua e Costa Rica.7 8 Com uma população de mais de 47 milhões de pessoas, a Colômbia tem a 29ª maior população do mundo e a segunda maior da América do Sul, depois do Brasil. A Colômbia é o terceiro país mais populoso com a língua espanhola como idioma oficial (depois do México e Espanha), e tem a quarta maior comunidade de língua espanhola no mundo depois do México, Estados Unidos e Espanha.9

O território que é hoje a Colômbia foi originalmente habitado por nações indígenas, como os chibchas, quimbaya e tairona. Os espanhóis chegaram em 1499, iniciaram um período de conquista e colonização que resultou na morte ou na escravização de cerca de 90% da população nativa e, em seguida, criaram o Vice-Reino de Nova Granada (que compreendia os territórios atuais de Colômbia, Venezuela, Equador, Panamá e a região noroeste do Brasil), com sua capital em Bogotá.10 A independência do domínio espanhol foi conquistada em 1819, mas por volta de 1830 a “Grã Colômbia” se fragmentou com a secessão da Venezuela e do Equador. Os atuais países Colômbia e Panamá emergiram então como a República de Nova Granada. A nova nação experimentou um sistema político federalista durante a Confederação Granadina (1858) e, em seguida, nos Estados Unidos da Colômbia (1863), antes da República da Colômbia ser finalmente declarada em 1886.11 O Panamá se separou em 1903 sob pressão para cumprir as responsabilidades financeiras para com o governo dos Estados Unidos para a construção do Canal do Panamá.

A Colômbia tem uma longa tradição do governo constitucional. Os partidos Liberal e Conservador, fundados em 1848 e 1849, respectivamente, são dois dos mais antigos sobreviventes partidos políticos nas Américas. No entanto, as tensões entre os dois têm frequentemente acabado em violência, principalmente na Guerra dos Mil Dias (1899-1902) e durante La Violencia, começando em 1948. Desde 1960, as forças do governo, os rebeldes de esquerda e paramilitares de direita têm estado envolvidos nos conflitos armados mais duradouros do continente. Alimentado pelo tráfico de cocaína, o conflito cresceu dramaticamente nos anos 1980. No entanto, na década de 2000, a violência diminuiu significativamente. Muitos grupos paramilitares se desmobilizaram como parte de um controvertido processo de paz com o governo, e os guerrilheiros perderam o controle em muitas áreas onde outrora dominavam.11 A Colômbia, durante muitos anos, teve uma das maiores taxas de homicídio do mundo, sendo reduzida quase pela metade de 2002 a 2006.12 Assassinatos de sindicalistas também foram significativamente reduzidos desde a década de 1990, mas os sindicalistas continuam a ser ameaçados e assassinados, embora em um ritmo inferior ao da população geral.13

Atualmente, o país é uma média potência permanente14 com a quarta maior economia da América Latina, embora a desigualdade de renda seja prevalente e a riqueza seja mal distribuída. Em 2009, a Colômbia chegou a um coeficiente de Gini de 0,587, o maior da América Latina.15 De acordo com o Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, “tem havido uma diminuição na taxa de pobreza nos últimos anos, mas cerca de metade da população continua a viver abaixo da linha de pobreza” (dados de 2008-2009).16 Os números oficiais de 2009 indicam que cerca de 46% dos colombianos viviam abaixo da linha da pobreza e cerca de 17% em “extrema pobreza”.17 18 Outros analistas citam estimativas mais elevadas.19

O país é etnicamente muito diverso e a interação entre os descendentes dos primeiros habitantes indígenas, colonos espanhóis, africanos trazidos como escravos e imigrantes do século XX vindos da Europa e do Oriente Médio produziu um rico patrimônio cultural. Isso também foi influenciado pela geografia bastante variada da Colômbia. A maioria dos centros urbanos estão localizados nos Andes, mas o território colombiano também abrange a floresta amazônica, pastagens tropicais e os litorais do Caribe e do Pacífico. Ecologicamente, a Colômbia é um dos 17 países megadiversos do mundo (os de maior biodiversidade por unidade de área).

Man giving present to little girl

Costa Rica

A Costa Rica é um país da América Central limitado a norte pela Nicarágua, a leste pelo mar do Caribe, a sudeste pelo Panamá e a oeste pelo oceano Pacífico. É também costarriquenha a Ilha do Coco, no mesmo oceano. A capital é San José.

Costa Rica é um dos países democráticos mais consolidados das Américas, e é o único país da América Latina incluso na lista das 22 democracias mais antigas do mundo.4 O país aboliu o exército no día 1 de dezembro de 1948, fato perpetuado na Constituição Política de 1949.5 6 7

Costa Rica ocupa o quinto lugar a nível mundial na classificação do Índice de Desempenho Ambiental de 2012 e o primeiro lugar entre os países do continente americano.8 Na classificação do Índice de Competitividade em Viagens e Turismo de 2011 a Costa Rica ficou no 44º lugar em nível mundial e em segundo na América Latina, superado somente pelo México.9 Atualmente seu Índice de Desenvolvimento Humano é o sétimo melhor da América Latina e o segundo da América Central.10 Em 2010 o PNUD destacou que a Costa Rica está entre os poucos países que tem alcançado um maior desenvolvimento humano comparado com outros países ao mesmo nível de receita per capita.11

Em 2007 o Governo da Costa Rica anunciou planos para converter-se no primeiro país do mundo neutral em carbono para o ano 2021, quando completar seu bicentenario como país independente.12 13 14 Segundo a Fundação Nova Economía (FNE), em 2012 Costa Rica ocupa o primeiro lugar no Índice do Planeta Feliz (HPI), distinção que já havia recebido na classificação anterior de 2009.

z43565445

Cuba

Cuba (oficialmente República de Cuba) é um país insular localizado no mar do Caribe (ou mar das Caraíbas). O arquipélago cubano consiste na ilha principal de Cuba (incluindo a Base Naval da Baía de Guantánamo), além da Ilha da Juventude e de várias ilhas menores. Havana é a maior cidade de Cuba e a capital do país, sendo Santiago de Cuba a segunda maior cidade.5 6 Ao norte de Cuba se encontram localizados os Estados Unidos e as Bahamas; a oeste está o México; ao sul estão as Ilhas Cayman e a Jamaica; enquanto que a sudeste estão situados a Ilha de Navassa e o Haiti.

Em 1492, Cristóvão Colombo descobriu e reivindicou a ilha, hoje ocupada por Cuba, para o Reino de Espanha. Cuba permaneceu como um território da Espanha até a Guerra Hispano-Americana, que terminou em 1898, sendo reconhecida com um país independente pela maioria dos países no início do século XX. Entre 1953 e 1959 ocorreu a Revolução Cubana, que removeu a ditadura de Fulgencio Batista.7

Cuba é o lar de mais de 11 milhões de pessoas e é a nação-ilha mais populosa do Caribe. Seu povo, sua cultura e seus costumes foram formados a partir de fontes diversas, tais como os povos taínos e ciboneys, o período em que foi uma colônia do Império Espanhol, a introdução de escravos africanos e a sua proximidade com os Estados Unidos. Politicamente, Cuba é o único país socialista das Américas na atualidade. Em todo o mundo, apenas a China, o Laos, o Vietnã e a Coreia do Norte seguem adotando esta forma de governo.8 (Ver página anexa: Lista de estados comunistas atuais)

Cuba tem uma taxa de alfabetização de 99,8%,9 10 uma taxa de mortalidade infantil inferior até mesmo à de alguns países desenvolvidos,11 e uma expectativa de vida média de 77,64.9 Em 2006, Cuba foi a única nação no mundo que recebeu a definição da WWF de desenvolvimento sustentável; ter uma pegada ecológica de menos de 1,8 hectares per capita e um Índice de Desenvolvimento Humano de mais de 0,8 em 2007.

Aconchego no papaiN

Equador

Equador (em espanhol: Ecuador), oficialmente República do Equador (em espanhol: República del Ecuador) é uma república democrática representativa localizada na América do Sul limitada a norte pela Colômbia, a leste e sul pelo Peru e a oeste pelo Oceano Pacífico. É um dos dois países da região que não tem fronteiras comuns com o Brasil, além do Chile. Além do território continental, o Equador possui também as ilhas Galápagos, a cerca de 1000 km do território continental, sendo o país mais próximo daquelas ilhas. Seu território de 256 370 km² é cortado ao meio pela imaginária Linha do Equador.

A principal língua falada no país é o espanhol (94% da população). Entre os idiomas oficiais em comunidades nativas estão quíchua, shuar e onze outros idiomas. A sua capital é a cidade de Quito, que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1970, por ter o centro histórico mais bem preservado e menos alterado da América Latina.5 A maior cidade equatoriana, no entanto, é Guayaquil. O centro histórico de Cuenca, a terceira maior cidade do país,6 foi declarado Patrimônio Mundial em 1999, como um exemplo notável de uma cidade planejada, de estilo espanhol colonial, no interior da América.7

O país é o lar de uma grande variedade de espécies endêmicas, muitos delas nas Ilhas Galápagos desses. Esta diversidade de espécies faz do Equador um dos dezessete países megadiversos do mundo,8 sendo considerado o país de maior biodiversidade do mundo por unidade de área.9 A nova constituição de 2008 é a primeira no mundo a reconhecer legalmente os direitos da natureza, ou dos ecossistemas.10

O Equador é uma república presidencial. Tornou-se independente em 1830, depois de ter feito parte do império colonial espanhol e, por um tempo muito mais curto, da República da Grã-Colômbia. O país tem renda média, com um índice de desenvolvimento humano (IDH) de 0,724 (2012), pontuação considerada elevada pelas Nações Unidas.

17898657676
Eslováquia

A Eslováquia (em eslovaco Slovensko), cujo nome oficial é República Eslovaca (em eslovaco Slovenská republika), é um país sem litoral localizado na Europa Central. Com uma população de mais de cinco milhões de habitantes e uma área de cerca de 49 000 km², o país limita com a República Checa e a Áustria a oeste, a Polónia ao norte, a Ucrânia ao leste e a Hungria ao sul. Sua capital e maior cidade é Bratislava. A Eslováquia é um Estado-membro da União Europeia, da OTAN, da OCDE, da OMC e de outras organizações internacionais.

Os povos eslavos chegaram ao território da atual Eslováquia entre os séculos V e VI, durante o período das grandes migrações. Ao longo da história, partes do território atualmente ocupado pela Eslováquia pertenceram ao Império de Samo (primeira entidade política dos eslavos), Grande Morávia, Reino da Hungria, Império Habsburgo, monarquia austro-húngara e Checoslováquia. A Eslováquia tornou-se independente em 1 de janeiro de 1993, com a divisão pacífica da Checoslováquia: o chamado Divórcio de Veludo.

16586776677

Índice
1 História
2 Geografia
2.1 Clima
2.2 Vegetação
2.3 Relevo
3 Demografia
3.1 Religião
4 Política
5 Subdivisões
6 Economia
7 Cultura
7.1 Gastronomia
7.2 Bebidas
7.3 Feriados
8 Notas e referências
9 Ver também
10 Ligações externas

1656747878
História

Ver artigo principal: História da Eslováquia

O território correspondente à atual Eslováquia começou a ser colonizado pelos celtas por volta de 450 a.C. Estes construíram oppida nos sítios onde hoje se encontram Bratislava e Havránok. O primeiro uso da escrita na Eslováquia está registrado em moedas de prata com o nome de reis celtas. A partir de 2 d.C., o Império Romano, em expansão, ergueu e manteve uma série de postos militares próximo a e imediatamente ao norte do Danúbio, dos quais se destacam os maiores, como Vindobona, Carnunto e Brigécio. No acampamento de inverno de Laugarício (atual Trencín), perto do Limes romanus, os auxiliares da II legião romana venceram uma batalha decisiva contra os quados germânicos em 179, durante as guerras marcomanas. Alguns reinos e tribos germanos e celtas estabeleceram-se no oeste e no centro do que é hoje a Eslováquia entre 8 a.C. e 179 d.C., principalmente suevos, osos e cótinos.

Os eslavos ocuparam o território no século V. No século VII, o oeste da atual Eslováquia passou a ser o centro do Império de Samo. Um Estado eslavo, conhecido como Principado de Nitra, surgiu no século VIII e seu governante, Pribina, consagrou a primeira igreja cipado formou o cerne do Grande Império Morávio. O zênite do império eslavônico foi atingido com a chegada de São Cirilo e de São Metódio em 863, durante o reinado do príncipe Rastislau da Morávia, e com a expansão territorial empreendida pelo rei Zuentibaldo I.

Após a desintegração do Grande Império Morávio no início do século X, os magiares anexaram gradualmente o território da atual Eslováquia. No final daquele século, o sudoeste da região foi integrado a um cada vez mais forte Principado da Hungria, que se tornou o Reino da Hungria após 1000. A maior parte da Eslováquia estava incorporada ao Reino da Hungria por volta de 1100 e sua região nordeste, por volta de 1300. Ao longo de quase dois séculos, o território foi governado de modo autónomo, com o nome Principado de Nitra, dentro do Reino da Hungria. Surgiram assentamentos eslovacos no norte e no sudeste da atual Hungria. A composição étnica diversificou-se com a chegada dos alemães dos Cárpatos, no século XIII, e dos valáquios, no século XIV, ademais dos judeus.

A invasão mongol de 1241 resultou numa enorme perda populacional e fome. Não obstante, durante a Idade Média a região caracterizava-se por cidades florescentes, pela construção de diversos castelos de pedra e pelo desenvolvimento artístico. Em 1465, o rei Matias Corvino fundou a primeira universidade do que é hoje a cidade de Bratislava; a universidade foi fechada em 1490, após a morte do monarca.

Ludovít Štúr.
Com a expansão do Império Otomano em território húngaro e a ocupação de Buda no início do século XVI, a capital do Reino da Hungria (com o nome de Hungria Real) transferiu-se para Presburgo (a atual Bratislava) em 1536. Mas as guerras com os otomanos e as frequentes revoltas contra a monarquia dos Habsburgos também causaram destruição, em especial nas áreas rurais. A importância da região diminuiu quando os turcos saíram da Hungria no século XVIII, embora Presburgo mantivesse sua posição como capital do reino até 1848, quando o governo foi transferido para Budapeste.

Durante a revolução de 1848-49, os eslovacos apoiaram o imperador austríaco, com a intenção de desligar-se da Hungria (então parte do Império Austríaco), no que não lograram sucesso. Durante a Monarquia Austro-húngara (1867–1918), o governo húngaro impôs um processo de “magiarização” à população eslovaca.

Em 1918, a Eslováquia, juntamente com a Boémia e a Morávia, formaram um Estado único, a Checoslováquia, cujas fronteiras foram confirmadas pelos tratados de Saint Germain e de Trianon. Em 1919, durante o caos resultante da fragmentação da Áustria–Hungria, a Eslováquia foi atacada pela República Soviética da Hungria e um terço do território eslovaco tornou-se temporariamente a República Soviética da Eslováquia.

Milan Rastislav Štefánik.
Durante o período entre-guerras, a democrática e próspera Checoslováquia esteve sob contínua pressão dos governos revisionistas da Alemanha e da Hungria, até ser desmembrada em 1939, como resultado do Acordo de Munique celebrado no ano anterior. O sul da Eslováquia foi entregue à Hungria nos termos do Primeiro Laudo Arbitral de Viena.

Sob pressão da Alemanha Nazi, a Primeira República Eslovaca, chefiada pelo fascista Jozef Tiso, declarou-se independente da Checoslováquia em 1939. Aos poucos, o governo tornou-se um regime fantoche da Alemanha. Um movimento de resistência aos nazis lançou-se numa feroz revolta armada em 1944. Seguiu-se uma sangrenta ocupação alemã e uma guerra de guerrilha. A maioria dos judeus foi deportada e desapareceu nos campos de concentração alemães durante o Holocausto.

Após a Segunda Guerra Mundial, a Checoslováquia foi restabelecida e Jozef Tiso, enforcado em 1947, por colaborar com o nazismo. Mais de 76 000 húngaros3 e 32 000 alemães4 foram obrigados a abandonar a Eslováquia, numa série de transferências de populações definida pelos Aliados na Conferência de Potsdam.5 Esta expulsão ainda é fonte de tensão entre a Eslováquia e a Hungria.6

A Checoslováquia passou à órbita de influência da União Soviética após um golpe em 1948. O país foi ocupado pelas forças do Pacto de Varsóvia em 1968, pondo fim a um período de liberalização (a Primavera de Praga) sob a chefia de Alexander Dubcek. Em 1969, a Checoslováquia tornou-se uma federação da República Socialista Checa e da República Socialista Eslovaca.

Ao fim do regime comunista na Checoslováquia em 1989, durante a pacífica Revolução de Veludo, seguiu-se novamente a dissolução do país, desta vez em dois Estados sucessores. Em julho de 1992, a Eslováquia, chefiada pelo primeiro-ministro Vladimír Meciar, declarou-se um Estado soberano, fazendo com que suas leis passassem a ter precedência sobre as do governo federal. Ao longo do outono de 1992, Meciar e o primeiro-ministro checo Václav Klaus negociaram os detalhes da dissociação da Checoslováquia. Em novembro, o parlamento federal aprovou oficialmente a dissolução do país a partir de 31 de dezembro de 1992. A Eslováquia e a República Checa tornaram-se assim independentes em 1 de janeiro de 1993, um evento por vezes chamado de Divórcio de Veludo. A Eslováquia continuou a ser uma parceira próxima da República Checa e outros países do Grupo de Visegrád e foi admitida na União Europeia em maio de 2004.

154656576

Estados Unidos

Estados Unidos da América (em inglês: United States of America; [ju?’na?.t?d ‘ste?? ?v ?’m?.??.k?]), ou simplesmente Estados Unidos (United States; AFI: [ju?’na?.t?d ‘ste??]), são uma república constitucional federal composta por cinquenta estados e um distrito federal. A maior parte do país situa-se na região central da América do Norte, formada por 48 estados e Washington, D.C., o distrito federal da capital. Localiza-se entre os oceanos Pacífico e Atlântico, fazendo fronteira com o Canadá ao norte e com o México ao sul. O estado do Alasca está no noroeste do continente, fazendo fronteira com o Canadá no leste e com a Rússia a oeste, através do estreito de Bering. O estado do Havaí é um arquipélago no Pacífico Central. O país também possui vários outros territórios no Caribe e no Oceano Pacífico. Com 9,37 milhões de km² de área e cerca de 309 milhões de habitantes, o país é o quarto maior em área total, o quinto maior em área contígua e o terceiro em população. Os Estados Unidos são uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, produto da forte imigração vinda de muitos países.9 Sua geografia e sistemas climáticos também são extremamente diversificados, com desertos, planícies, florestas e montanhas que abrigam uma grande variedade de espécies.

Os paleoindígenas que migraram da Ásia há quinze mil anos, habitam o que é hoje o território dos Estados Unidos até os dias atuais. Esta população nativa foi muito reduzida após o contato com os europeus devido a doenças e guerras. Os Estados Unidos foram fundados pelas treze colônias do Império Britânico localizadas ao longo da sua costa atlântica. Em 4 de julho de 1776, foi emitida a Declaração de Independência, que proclamou o seu direito à autodeterminação e a criação de uma união cooperativa. Os estados rebeldes derrotaram a Grã-Bretanha na Guerra Revolucionária Americana, a primeira guerra colonial bem sucedida da Idade Contemporânea.10 A Convenção de Filadélfia aprovou a atual Constituição dos Estados Unidos em 17 de setembro de 1787; sua ratificação no ano seguinte tornou os estados parte de uma única república com um forte governo central. A Carta dos Direitos, composta por dez emendas constitucionais que garantem vários direitos civis e liberdades fundamentais, foi ratificada em 1791.

Guiados pela doutrina do destino manifesto, os Estados Unidos embarcaram em uma vigorosa expansão territorial pela América do Norte durante o século XIX11 que resultou no deslocamento de tribos indígenas, aquisição de territórios e na anexação de novos Estados.11 Os conflitos entre o sul agrário e o norte industrializado do país sobre os direitos dos estados e a expansão da instituição da escravatura provocaram a Guerra de Secessão, que decorreu entre 1861 e 1865. A vitória do Norte impediu a separação do país e levou ao fim da escravatura nos Estados Unidos. No final do século XIX, sua economia tornou-se a maior do mundo e o país expandiu-se para o Pacífico.12 A Guerra Hispano-Americana e a Primeira Guerra Mundial confirmaram o estatuto do país como uma potência militar. A nação emergiu da Segunda Guerra Mundial como o primeiro país com armas nucleares e como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. O fim da Guerra Fria e a dissolução da União Soviética deixaram-no como a única superpotência restante.

Os Estados Unidos são um país desenvolvido e formam a maior economia nacional do mundo, com um produto interno bruto que em 2012 foi de 15,6 trilhões * de dólares, equivalente a 19% do PIB mundial por paridade do poder de compra (PPC) de 2011.13 nota 2 Sua renda per capita era a sexta maior do mundo em 2010, no entanto o país é o mais desigual dos membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), conforme calculado pelo Banco Mundial.14 Sua economia é alimentada pela abundância de recursos naturais, por uma infraestrutura bem desenvolvida e pela alta produtividade; e, apesar de ser considerado uma economia pós-industrial, o país continua a ser um dos maiores fabricantes do mundo.15 Os Estados Unidos respondem por 39% dos gastos militares do planeta16 e são um forte líder econômico, político e cultural.

1656576TR

Filipinas

As Filipinas, oficialmente República das Filipinas (Filipino: Repúbliká ng~ Pilipinas), são um vasto arquipélago da Insulíndia delimitado pelo Mar das Filipinas a leste, Mar de Celebes e Mar de Sulu a sul e Mar da China Meridional a oeste. O Estreito de Luzon, a norte, separa as Filipinas de Taiwan, o Estreito de Balabac, a sudoeste, é uma das fronteiras marítimas com a Malásia, e há também fronteira marítima com a Indonésia, a sul, através do Mar de Celebes, e com o Vietname, através do Mar da China Meridional. Também Palau se situa nas imediações, para sudeste. A sua capital é Manila, enquanto sua cidade mais populosa é Cidade Quezon, ambas fazendo parte da Grande Manila. O país é composto por 7.107 ilhas, que são categorizadas amplamente em três principais divisões geográficas: Luzon, Visayas e Mindanau. A sua localização, no Círculo de fogo do Pacífico, próximo da Linha do equador, faz as Filipinas propensa a terremotos e tufões, mas também dota-lo com recursos naturais abundantes e alguns dos maiores do mundo, colocando-o entre os países megadiversos. Com aproximadamente 300.000 km², as Filipinas são o 72º maior país do mundo.

Com uma população de quase 100 milhões de habitantes, as Filipinas são o sétimo país mais populoso da Ásia e o [[[Anexo:Lista de países por população||12º mais populoso do mundo]]. Um adicional de 12 milhões de filipinos vivem no exterior, o que representa uma das maiores diásporas do mundo. Várias etnias e culturas se encontram em todo o arquipélago. Em tempos pré-históricos, os negritos foram alguns dos primeiros habitantes do arquipélago. Eles foram seguidos por ondas sucessivas de povos austronésios. Vários reinos e nações foram estabelecidos no território, governados pro datus, rajás, sultões ou lakans. O comércio com a China, com povos malaios, indianos e islâmicos também passou a ocorrer.

A chegada de Fernão de Magalhães, em 1521, marcou o início da colonização espanhola. Em 1543, o explorador espanhol Ruy López de Villalobos deu ao arquipélago o nome de Las Islas Filipinas, em honra de Filipe II de Espanha. Com a chegada de Miguel López de Legazpi, em 1565, o primeiro assentamento espanhol no arquipélago foi estabelecido, e as Filipinas se tornou parte do Império Espanhol por mais de 300 anos. Isso resultou na propagação do catolicismo romano, que se tornou a religião predominante no país. Durante este tempo, Manila se tornou o centro asiático do Galeão de Manila, que partia desta com destino a Acapulco, no México, consolidando a frota da prata. No fim do século XIX, ocorreu a Revolução Filipina, resultando na Primeira República do país. Contudo, a Espanha não reconheceu a independência filipina e cedeu o território aos Estados Unidos. A Guerra Filipino-Americana eclodiu pouco tempo depois, seguida por um breve período de ocupação japonesa, durante a Segunda Guerra Mundial. A soberania das Filipinas só foi reconhecida em 4 de julho de 1946, pelos Estados Unidos.

O grande tamanho da população do país e o potencial econômico a levaram a ser classificada como uma das potências regionais do Sudeste Asiático. Entretanto, o país ainda enfrenta notáveis problemas sociais, além de baixo PIB per capita e alta dívida pública. É um membro fundador da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial do Comércio (OMC), Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e Cúpula do Leste Asiático (CLA).

dia-dos-paisARRUM

França

França (em francês: France; AFI: [f??~s] Ltspkr.png ouça), oficialmente República Francesa (em francês: République française; [?epyblik f??~s?z]) é um país localizado na Europa Ocidental, com várias ilhas e territórios ultramarinos noutros continentes. A França Metropolitana estende-se do Mediterrâneo ao Canal da Mancha e Mar do Norte, e do Rio Reno ao Oceano Atlântico. É muitas vezes referida como L’Hexagone (“O Hexágono”) por causa da forma geométrica do seu território e partilha fronteiras com a Bélgica e Luxemburgo a norte; Alemanha a nordeste; Suíça e Itália a leste; Espanha ao sul e com as micronações de Mônaco e Andorra. A nação é o maior país da União Europeia em área é o terceiro maior da Europa, atrás apenas da Rússia e da Ucrânia (incluindo seus territórios extraeuropeus, como a Guiana Francesa, o país torna-se maior que o território ucraniano).

Por cerca de meio milênio,7 o país tem sido uma grande potência, com forte influência econômica, cultural, militar e política no âmbito europeu e global. Durante muito tempo a França exerceu um papel de liderança e hegemonia na Europa (principalmente a partir da segunda metade do século XVII e parte do XVIII). Ao longo daqueles dois séculos, a nação iniciou a colonização de várias áreas do planeta e, durante o século XIX e início do século XX, chegou a constituir o segundo maior império da história, o que incluía grande parte da América do Norte, África Central e Ocidental, Sudeste Asiático e muitas ilhas do Pacífico.

O país tem seus principais ideais expressos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. A República Francesa é definida como indivisível, laica, democrática e social pela sua constituição.8 A França é um dos países mais desenvolvidos do mundo,9 possui a quinta maior economia do mundo por PIB nominal, a nona maior por paridade do poder de compra e a segunda maior de toda a Europa.10 O país goza de um alto padrão de vida, bem como um elevado nível de escolaridade pública, além de ter uma das mais altas expectativas de vida do mundo.11 A França foi classificada como o melhor provedor de saúde pública do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).12 É o país mais visitado no mundo, recebendo 82 milhões de turistas estrangeiros por ano.13

A França tem o terceiro maior orçamento militar do mundo14 , a terceira maior força militar da OTAN e o maior exército da União Europeia, além de ser um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e possuir o terceiro maior número de armas nucleares do mundo.15 O país é um dos membros fundadores da União Europeia e possui a maior área e a segunda maior economia do bloco. É também membro fundador da Organização das Nações Unidas, além de ser membro da Francofonia, do G8, do G20, da OTAN, da OCDE, da OMC e da União Latina.

1433454565

Hong Kong

Hong Kong (aportuguesado como Honguecongue) nota 1 (chinês: ??) é uma das duas regiões administrativas especiais (RAE) da República Popular da China (RPC), sendo a outra Macau. Uma cidade-Estado9 situada na costa sul da China e delimitada pelo delta do Rio das Pérolas e pelo Mar da China Meridional,10 é conhecida por seu horizonte repleto de arranha-céus e por seu profundo porto natural. Com uma área de 1,104 km² e uma população de sete milhões de pessoas, Hong Kong é uma das áreas mais densamente povoadas do mundo.11 A população da cidade é composta por 95% de pessoas de etnia chinesa e 5% de outros grupos étnicos.5 A maioria chinesa Han da cidade é originária, principalmente, das cidades de Guangzhou e Taishan, na vizinha província de Guangdong.12

Hong Kong se tornou uma colônia do Império Britânico após a Primeira Guerra do Ópio (1839-1842). Originalmente confinada à Ilha de Hong Kong, as fronteiras da colônia foram estendidas em etapas para a Península de Kowloon em 1860 e, em seguida, para os Novos Territórios, em 1898. Foi ocupada pelo Império do Japão durante a Guerra do Pacífico, após a qual o controle britânico foi retomado até 1997, quando a China reassumiu a soberania da cidade.13 14 Durante a era colonial, a região adotou a mínima intervenção do governo sob o ethos do não intervencionismo positivo.15 A era colonial teve grande influência na atual cultura de Hong Kong, muitas vezes descrita como o lugar onde o “Oriente encontra o Ocidente”,16 e no seu sistema educacional, que costumava seguir o sistema do Reino Unido até que reformas foram implementadas em 2009.17

Sob o princípio do “um país, dois sistemas”, Hong Kong tem um sistema político diferente do da China continental.18 O judiciário independente de Hong Kong funciona no âmbito da common law.19 20 A Lei Básica, a constituição da cidade, estipula que Hong Kong deve ter um “alto grau de autonomia” em todas as esferas, exceto nas relações exteriores e na defesa militar.21 Embora tenha um sistema multipartidário em desenvolvimento, um pequeno círculo do eleitorado controla metade da sua legislatura. O chefe de governo da cidade é selecionado por um Comitê de Seleção/Eleição com 400 a 1200 membros, durante os primeiros 20 anos.22 23 24 25

Como um dos principais centros financeiros internacionais, Hong Kong tem uma grande economia de serviço capitalista caracterizada pelo baixo nível de impostos e pelo livre comércio, sendo que a sua moeda, o dólar de Hong Kong, é a oitava mais negociada no mundo.26 Seu pequeno território e a consequente falta de espaço causou uma forte demanda por construções mais densas e altas, o que desenvolveu a cidade como um centro para a arquitetura moderna e a tornou uma das mais verticais do planeta. Hong Kong também tem um dos maiores PIB per capita do mundo. O espaço denso também resultou numa rede de transportes altamente desenvolvida, com uma taxa de transporte de passageiros superior a 90%, a maior do mundo. Hong Kong tem várias boas colocações em classificações internacionais de vários temas. Por exemplo, sua liberdade e competitividade econômica e financeira, qualidade de vida, percepção de corrupção e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) estão todos classificados nas mais altas posições.27 28 29 30 31 32 33 De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que Hong Kong tenha a segunda maior expectativa de vida do planeta.

1765678767676
Índia

Índia, oficialmente República da Índia, (em hindi: ???? ???????, Bharat Ga?arajya), é um país da Ásia Meridional. É o segundo país mais populoso, sétimo maior em área geográfica e a democracia mais populosa do mundo. Delimitada ao sul pelo Oceano Índico, pelo mar da Arábia a oeste e pela Baía de Bengala a leste, a Índia tem uma costa com 7 517 km de extensão.8 O país faz fronteira com Paquistão a oeste;nota 1 República Popular da China, Nepal e Butão ao norte e Bangladesh e Mianmar a leste. Os países insulares do Oceano Índico — Sri Lanka e Maldivas — estão localizados bem próximo da Índia.

Lar da Civilização do Vale do Indo, de rotas comerciais históricas e de vastos impérios, o subcontinente indiano é identificado por sua riqueza comercial e cultural de grande parte da sua longa história.9 Quatro grandes religiões — hinduísmo, budismo, jainismo e sikhismo — originaram-se no país, enquanto o zoroastrismo, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo chegaram no primeiro milênio d.C. e moldaram a diversidade cultural da região. Anexada gradualmente pela Companhia Britânica das Índias Orientais no início do século XVIII e colonizada pelo Império Britânico a partir de meados do século XIX, a Índia tornou-se uma nação independente em 1947, após uma luta social pela independência que foi marcada pela extensão da resistência não violenta.10

A Índia é uma república composta por 28 estados e sete territórios da união com um sistema de democracia parlamentar. O país é a décima maior economia do mundo em Produto Interno Bruto (PIB) nominal, bem como a terceira maior do mundo em PIB medido em Paridade de Poder de Compra. As reformas econômicas feitas desde 1991 transformaram o país em uma das economias de mais rápido crescimento do mundo;11 no entanto, a Índia ainda sofre com altos níveis de pobreza,12 analfabetismo, doenças e desnutrição. Uma sociedade pluralista, multilíngue e multiétnica, a Índia também é o lar de uma grande diversidade de animais selvagens e de habitats protegidos.

16756565YT

Irlanda

Irlanda4 (em irlandês: Éire e em inglês: Ireland), oficialmente República da Irlanda (em irlandês: Poblacht na hÉireann e em inglês: Republic of Ireland),4 é um Estado soberano da Europa que ocupa cerca de cinco sextos da ilha homônima. É uma república constitucional governada como uma democracia parlamentar, com um presidente eleito servir como chefe de Estado. Considerada um país desenvolvido, a Irlanda tem o décimo primeiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo,3 além de ótimas classificações em índices que medem o grau de democracia e liberdades como a de imprensa, econômica e política. Além da União Europeia (UE), a Irlanda também é membro do Conselho da Europa, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e das Organização das Nações Unidas (ONU). Sua capital é Dublin e sua população é estimada em 4,58 milhões de habitantes.1

O Estado moderno irlandês foi fundado em 1922 como o Estado Livre Irlandês, um domínio dentro do Império Britânico, na sequência do Tratado Anglo-Irlandês que pôs fim à Guerra de Independência da Irlanda. A partição da Irlanda já havia sido prevista na legislação britânica anterior a 1921,5 como forma de resposta à oposição irlandesa ao Home Rule britânico ou aos movimentos de independência de unionistas, que formaram uma maioria na parte nordeste do país. Seis dos nove condados da província nortista do Ulster foram então estabelecidos como a Irlanda do Norte, uma parte do Reino Unido, com o qual o Estado irlandês divide a sua única fronteira terrestre. A Irlanda é cercada pelo Oceano Atlântico, com o mar Céltico ao sul, o Canal de São Jorge a sudeste e o Mar da Irlanda a leste.

Em 1801, os reinos da Irlanda e da Grã-Bretanha, anteriormente em uma união pessoal, foram unidos para formar o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Após uma uma revolta fracassada em 1916, em 1919 os parlamentares nacionalistas irlandeses apoiaram a criação da República Irlandesa e formaram um parlamento separatista, enquanto o Exército Republicano Irlandês lançou uma guerra de guerrilha para realizar a independência. O Tratado Anglo-Irlandês de 1922 concluiu essa guerra e estabeleceu o Estado Livre da Irlanda como um domínio de auto-governado dentro da Commonwealth britânica. A Irlanda do Norte optou por permanecer como parte do Reino Unido. O estado independente aumentou a sua soberania através do Estatuto de Westminster, em 1931, e coma a crise de abdicação de 1936. Uma nova constituição, em 1937, declarou um Estado soberano chamado Irlanda (Éire).6 7 O Ato da República da Irlanda proclamou a Irlanda como uma república em 1949, removendo os direitos remanescentes dos monarcas. O país, consequentemente, retirou-se da Commonwealth britânica.8

Apesar de atualmente estar entre os países mais ricos do mundo em termos de PIB per capita,2 a Irlanda foi uma das nações mais pobres na Europa enquanto esteve sob domínio do Reino Unido e durante décadas após a sua independência. O protecionismo econômico foi desmantelado no final dos anos 1950 e a Irlanda aderiu à Comunidade Econômica Europeia em 1973. O liberalismo econômico a partir do final dos anos 1980 em diante resultou em uma rápida expansão da economia do país, particularmente de 1995 a 2007, o que ficou conhecido como o período do Tigre Celta. Uma crise financeira sem precedentes a partir de 2008 terminou com esta era de rápido crescimento econômico.

17665454

Japão

Japão (em japonês: ??; transl.: Nihon ou Nippon; oficialmente ???, Loudspeaker.svg Nippon-koku (ajuda·info) ou Nihon koku) é um país insular da Ásia Oriental. Localizado no Oceano Pacífico, a leste do Mar do Japão, da República Popular da China, da Coreia do Norte, da Coreia do Sul e da Rússia, se estendendo do Mar de Okhotsk, no norte, ao Mar da China Oriental e Taiwan, ao sul. Os caracteres que compõem seu nome significam “Origem do Sol”, razão pela qual o Japão é às vezes identificado como a “Terra do Sol Nascente”.

O país é um arquipélago de 6 852 ilhas,7 cujas quatro maiores são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, representando em conjunto 97% da área terrestre nacional. A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões como, por exemplo, os Alpes japoneses e o Monte Fuji. O Japão possui a décima maior população do mundo, com cerca de 128 milhões de habitantes. A Região Metropolitana de Tóquio, que inclui a capital de facto de Tóquio e várias prefeituras adjacentes, é a maior área metropolitana do mundo, com mais de 30 milhões de habitantes.

Pesquisas arqueológicas indicam que humanos já viviam nas ilhas japonesas no período Paleolítico Superior. A primeira menção escrita do Japão começa com uma breve aparição em textos históricos chineses do século I d.C. A influência do resto do mundo seguida por longos períodos de isolamento tem caracterizado a história do país. Desde a sua constituição em 1947, o Japão se manteve como uma monarquia constitucional unitária com um imperador e um parlamento eleito, a Dieta.

Como grande potência econômica,8 possui a terceira maior economia do mundo em PIB nominal e a quarta maior em poder de compra. É também o quarto maior exportador e o quarto maior importador do mundo, além de ser o único país asiático membro do G8.9 O país mantém uma força de segurança moderna e ampla, utilizada para auto-defesa e para funções de manutenção da paz.10 O Japão possui um padrão de vida muito alto (10º maior IDH), com a maior expectativa de vida do mundo (de acordo com estimativas da ONU e da OMS) e a terceira menor taxa de mortalidade infantil.11 12 O país também faz parte do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia.

14543565657
Macau

Macau (em chinês: ?? (tradicional), ?? (simplificado); pinyin: Àomén; em cantonês: Oumun) é uma das regiões administrativas especiais da República Popular da China desde 20 de dezembro de 1999, sendo a outra Hong Kong.9 10 Antes desta data, Macau foi colonizada e administrada por Portugal durante mais de 400 anos e é considerada o primeiro entreposto, bem como a última colónia europeia na Ásia.11

A colonização de Macau teve início em meados do século XVI,2 com uma ocupação gradualnota 5 de navegadores portugueses que rapidamente trouxeram prosperidade a este pequeno território, tornando-o numa grande cidade e importante entreposto comercial entre a China, a Europa e o Japão. Macau atingiu o seu auge nos finais do século XVI e nos inícios do século XVII, mas só em 1887 a China reconheceu oficialmente a soberania e a ocupação perpétua portuguesa de Macau, através do “Tratado de Amizade e Comércio Sino-Português”.2 Em 1967, como consequência do Motim 1-2-3, que marcou a revolta dos residentes chineses pró-comunistas de Macau, em 3 de Dezembro de 1966, Portugal renunciou à sua ocupação perpétua de Macau.2 Em 1987, após intensas negociações entre Portugal e a República Popular da China, os dois países acordaram que Macau voltaria para a soberania chinesa no dia 20 de Dezembro de 1999.2 Actualmente, Macau está a experimentar um grande e acelerado crescimento económico, baseado no acentuado desenvolvimento d
o sector do jogo e do turismo, as duas actividades económicas vitais desta região administrativa especial chinesa.

A Região Administrativa Especial de Macau é constituída pela Península de Macau e por duas ilhas: (Taipa e Coloane. Após a ligação feita por meio de um aterro, o istmo de Cotai), Macau ficou com a superfície total de 28,6 km². Situa-se na costa meridional da República Popular da China, a oeste da foz do Rio das Pérolas e a 60 km de Hong Kong, que se encontra aproximadamente a leste de Macau. Faz fronteira a norte e a oeste com a Zona Económica Especial de Zhuhai, logo é adjacente à província de Guangdong.

Macau tem cerca de 538 mil habitantes, sendo a esmagadora maioria de etnia chinesa.4 Faz muitos aterros na foz do Rio das Pérolas para conseguir mais espaços de construção.

Desde 20 de Dezembro de 1999, o nome oficial de Macau é “Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China” (RAEM). Após o estabelecimento da RAEM, Macau actua sob os princípios do Governo Popular Central da RPC de “um país, dois sistemas”, da “Administração de Macau pela Gente de Macau” e de “Alto Grau de Autonomia”, gozando por isso de um estatuto especial, semelhante ao de Hong-Kong, e possuindo consequentemente um elevado grau de autonomia, limitado apenas no que se refere às suas relações exteriores e à defesa. Foi também garantido pela RPC a preservação do seu sistema económico-financeiro e das suas especificidades durante pelo menos 50 anos, isto é, pelo menos até 2049.

167546776565

COMEMORAÇÕES PELO MUNDO –  PARTE II

Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.

Na Itália, Espanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

Reino Unido – No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.

Argentina – A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.

Grécia – Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.

Portugal – A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.

Canadá – O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.

Alemanha – Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

Paraguai – A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.

Peru – O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.

Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.

África do Sul – A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.

Rússia – Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de “o dia do defensor da pátria” (Den Zaschitnika Otetchestva).

167564565

Malásia

A Malásia (em inglês: e malaio: Malaysia) é um país do Sudeste Asiático que compreende dois territórios distintos: a parte sul da península Malaia e ilhas adjacentes, e uma seção do norte da ilha de Bornéu. A península da Malásia confina a norte com a Tailândia, a leste com o mar da China Meridional, e a sul e a oeste com o estreito de Malaca, fazendo fronteiras marítimas com a Indonésia, a leste, sul e oeste, e com Singapura a sul. A Malásia Insular limita a oeste e a norte com o mar da China Meridional, a norte com o Brunei, a leste com o mar de Sulu e a sul com a Indonésia, fazendo fronteira marítima com as Filipinas a norte e a leste. A capital do país é Kuala Lumpur.
Parte da História da Malásia

Malacca: “A Famosa”, fortaleza portuguesa do século XVI.
Malaca foi uma colônia de Portugal a partir de 1511. Depois foi conquistada pela Holanda em 1641. Malaca foi tomada pelo Reino Unido em 1795. A Malásia desde 1824 foi uma colônia do Reino Unido, e, entre 1942 e 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, foi ocupada pelo Japão. Em 1948 os britânicos formaram a Federação Malaia, que conseguiu a sua independência em 1957. A Malásia foi formada em 1963 quando as colônias britânicas de Sabah, Sarawak e Singapura entraram para a federação. Os primeiros anos do país foram marcados por esforços da Indonésia controlar a Malásia, reivindicações de Sabah pelas Filipinas e pela secessão de Singapura da federação em 1965. Nove dos 13 estados da Malásia têm um sultão ou um chefe de Estado hereditário; os restantes quatro têm governadores nomeados pelo rei. Em 1969 os conflitos raciais entre chineses e malaios levaram a tumultos e os partidos malaios perderam votos nas eleições que se seguiram. Continuam a existir restrições às liberdades individuais como a proibição de discussão em público. Apesar das consideráveis diferenças étnicas, a Malásia tem progredido com a criação da unidade nacional.

dia-dos-pais_ENGRAC
Malta

Malta, oficialmente República de Malta (em maltês: Repubblika ta’ Malta; em inglês: Republic of Malta), é um país desenvolvido no sul do continente europeu e consiste em um arquipélago centralmente situado no Mar Mediterrâneo, 93 km ao sul de Sicília (Itália) e 288 km a nordeste de Tunísia (África), 1 826 km a leste de Gibraltar e 1 510 quilômetros a oeste de Alexandria.4

Malta abrange uma área terrestre de 316 km², tornando-se um dos menores países da Europa, mas sendo densamente povoado.5 6 7 Sua capital é Valeta e a maior cidade é Birkirkara. O Maltês é a língua nacional e o inglês é a língua cooficial.

Ao longo da história, a localização de Malta deu-lhe grande importância estratégica8 e uma sucessão de potências, incluindo fenícios, romanos, árabes, normandos, aragoneses, a Espanha dos Habsburgos, os Cavaleiros de São João, franceses e britânicos governaram a ilha. Malta ganhou independência do Reino Unido em 19649 e se tornou uma república em 1974, mantendo associação na Commonwealth. É um membro das Nações Unidas (desde 1º de dezembro de 1964) e um membro da União Europeia desde 1º de maio de 2004. Malta é também parte do Acordo de Schengen (desde 2007)10 e membro da Zona do Euro (desde 2008).

MUITOBRIGPAI
México

México, oficialmente Estados Unidos Mexicanos,6 é uma república constitucional federal localizada na América do Norte. O país é limitado a norte pelos Estados Unidos; ao sul e oeste pelo Oceano Pacífico; a sudeste pela Guatemala, Belize e Mar do Caribe; a leste pelo Golfo do México.7 Com um território que abrange quase 2 milhões de quilômetros quadrados,8 o México é o quinto maior país das Américas por área total e o 14º maior país independente do mundo. Com uma população estimada em 118 milhões de habitantes,8 9 é o 11º país mais populoso do mundo e o mais populoso país da hispanofonia. O México é uma federação composta por trinta e um estados e um distrito federal (Distrito Federal). O México figura também como o segundo país mais populoso e rico da América Latina, em ambos os casos superado apenas pelo Brasil.

Na Mesoamérica pré-colombiana muitas culturas amadureceram e se tornaram civilizações avançadas como a dos olmecas, toltecas, teotihuacanos, zapotecas, maias e astecas, antes do primeiro contato com os europeus. Em 1521, a Espanha conquistou e colonizou o território mexicano a partir de sua base em Tenochtitlán e administrou-o como o Vice-Reino da Nova Espanha. Este território viria a ser o México com o reconhecimento da independência da colônia em 1821. O período pós-independência foi marcado pela instabilidade econômica, a Guerra Mexicano-Americana e a consequente cessão territorial para os Estados Unidos, uma guerra civil, dois impérios e uma ditadura nacional. Esta última levou à Revolução Mexicana em 1910, que culminou na promulgação da Constituição de 1917 e a emergência do atual sistema político do país. Eleições realizadas em julho de 2000 marcaram a primeira vez que um partido de oposição conquistou a presidência do Partido Revolucionário Institucional.

O México é uma das maiores economias do mundo e uma potência regional10 11 , e desde 1994, o primeiro país latino-americano membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), sendo um país de renda média-alta consolidada.12 O México é considerado um dos países recentemente industrializados13 14 15 16 e uma potência emergente.17 A nação tem o 13º maior PIB nominal e o maior 11º maior PIB por paridade de poder de compra. A economia está fortemente ligada à dos seus parceiros do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), especialmente os Estados Unidos.18 19 O país ocupa o quinto lugar no mundo e o primeiro das Américas em número de Patrimônios Mundiais da UNESCO, com 31 lugares que receberam esse título,20 21 22 e em 2007 foi o 10º país mais visitado do mundo, com 21,4 milhões de turistas internacionais.

BOLODIADOSPAIS

Países Baixos

Países Baixos (em neerlandês: Nederland, literalmente “país baixo”) é uma nação constituinte do Reino dos Países Baixos localizada na Europa ocidental. O país é uma monarquia constitucional parlamentar democrática banhada pelo mar do Norte a norte e a oeste, que faz fronteira com a Bélgica a sul e com a Alemanha a leste. A capital é Amesterdão (português europeu) ou Amsterdã (português brasileiro) e a sede do governo é Haia. Os Países Baixos são frequentemente chamados de Holanda, o que é tecnicamente impreciso, já que as Holandas do Norte e do Sul são duas de suas doze províncias. O gentílico holandês é o normalmente utilizado para se referir ao povo, à língua e a qualquer coisa que pertença aos Países Baixos, embora mantenha a ambiguidade. Neerlandês é o gentílico não-ambíguo, alternativo.

Geograficamente, os Países Baixos são um país de baixa altitude, com cerca de 27% de sua área e 60% de sua população situados abaixo do nível do mar.6 7 Uma significativa parte de seu território foi obtida através da recuperação e preservação de terras através de um elaborado sistema de pôlderes e diques. Grande parte dos Países Baixos é formada por um grande delta, o delta do Reno e Mosa.

Os Países Baixos são um país densamente povoado que é conhecido por seus moinhos de vento, tulipas, tamancos, cerâmica de Delft, queijo gouda, artistas visuais, bicicletas e, além disso, pelos valores tradicionais e virtudes civis, tais como a sua tolerância social, tendo se tornado conhecido por sua política liberal em relação à homossexualidade, drogas, prostituição, eutanásia e aborto. É um dos países com melhor qualidade de vida do mundo, fator pelo qual possuí um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano da Europa e do mundo, segmentado em sua forte política de assistência social e direitos considerados essenciais, como educação, saúde e segurança de qualidade, garantidos em nível máximo a seus habitantes. O país possui uma das economias capitalistas mais livres do mundo — 15ª posição entre 177 países de acordo com o Índice de Liberdade Econômica em 2014.8

Entre outras afiliações, o país é membro fundador da União Europeia (UE), da OTAN, da OCDE, da OMC e assinou o Protocolo de Quioto. Junto com a Bélgica e com Luxemburgo, o país constitui a União Económica do Benelux. O país é palco de cinco tribunais internacionais: a Corte Permanente de Arbitragem, o Tribunal Internacional de Justiça, o Tribunal Penal Internacional para a antiga Jugoslávia, o Tribunal Penal Internacional e o Tribunal Especial para o Líbano. Os quatro primeiros estão situados em Haia assim como a sede da agência da UE de informação criminal, a Europol. Isto levou a cidade a ser apelidada de “capital judiciária do mundo”.

FELIZDIADOSPAISS

Paraguai

Paraguai (em espanhol: Paraguay; em guarani: Paraguái), oficialmente República do Paraguai (República del Paraguay; Tetã Paraguái), é um país do centro da América do Sul, limitado a norte e oeste pela Bolívia, a nordeste e leste pelo Brasil e a sul e oeste pela Argentina.5 O Paraguai é um dos dois países da América do Sul que não possuem uma saída para o mar, juntamente com a Bolívia. Possui uma área de 406 752 quilômetros quadrados,6 um pouco maior que o estado brasileiro de Mato Grosso do Sul.7 A população paraguaia foi estimada em cerca de 6,5 milhões de habitantes em 2009, a maioria dos quais estão concentrados na região sudeste do país. A capital e maior é Assunção,8 cuja região metropolitana é o lar de cerca de um terço da população do país. Em contraste com a maioria das nações latino-americanas, a cultura e a língua nativa do país — o guarani — permaneceram altamente influentes na sociedade. Em cada censo, os residentes predominantemente identificam-se como mestiços, refletindo anos de miscigenação entre os diferentes grupos étnicos do país. O guarani é reconhecido como a língua oficial, junto com o espanhol e ambos os idiomas são falados pela população.

O Paraguai está localizado no centro-sul da América do Sul. A topografia da área do leste do país é extensamente plana.9 O principal produto de exportação cultivado nessa região é a soja.10 No oeste, a principal atividade econômica do cerrado do Gran Chaco é a pecuária.11 O rio Paraguai divide o país entre o norte ao sul. O próprio rio é a mais importante rota comercial de transporte num país que não tem saída para ao mar. São parte integrante da população do Paraguai uma grande quantidade de brasileiros, os brasiguaios. Os brasiguaios abrangem uma área muito grande próximo à fronteira com o Brasil.12 Essa área ocupada pelos brasiguaios é uma fonte de preocupação para os demais habitantes da região.13

Os nativos guaranis viviam no atual território paraguaio por pelo menos um milênio antes dos espanhóis conquistaram o território no século XVI. Os colonizadores espanhóis e missões jesuíticas introduziram o cristianismo e a cultura espanhola para a colônia. O Paraguai estava na periferia do Império Espanhol, com poucos centros urbanos e uma população escassa. Após a independência da Espanha em 1811, o país foi governado por uma série de ditadores que implementaram políticas isolacionistas e protecionistas. Este desenvolvimento foi truncado pela desastrosa Guerra do Paraguai (1864-1870), no qual o país perdeu entre 60 e 70 por cento da sua população, por conta de da guerra e de doenças, e perdeu cerca de 140.000 quilômetros quadrados do seu território para a Argentina e o Brasil. No século XX, o Paraguai sofreu uma sucessão de governos autoritários, culminando no regime de Alfredo Stroessner, que liderou a mais longa ditadura militar da América do Sul, de 1954 a 1989. Ele foi derrubado durante um golpe militar interno e eleições multipartidárias livres foram organizados e realizadas pela primeira vez em 1993. Um ano depois, o Paraguai se juntou a Argentina, Brasil e Uruguai para fundar o Mercosul, uma colaboração econômica e política regional.

O Paraguai é um dos países mais pobres e isoladas da região, embora desde a virada do século XXI tenha experimentado um rápido crescimento econômico. Em 2010, sua economia cresceu 14,5 por cento, a maior expansão econômica da América Latina e a terceira mais rápido do mundo (depois de Qatar e Singapura).14 Em 2011, o crescimento econômico desacelerou para 6,4%, mas manteve-se superior à média global.15 No entanto, a desigualdade de renda e o subdesenvolvimento permanecem generalizados. A dependência econômica do setor primário torna o país dependente do clima como, por exemplo, em 2009 e 2012, quando a economia registrou um crescimento negativo devido a condições climáticas adversas. O índice de desenvolvimento humano (IDH) do país é 0,669, um dos mais baixos da América do Sul e ainda menor que o da Bolívia.

zfrase

Peru

Peru (em espanhol: Perú; em quéchua: Piruw; em aimará: Piruw), oficialmente chamado de República do Peru (em espanhol: República del Perú; em quéchua: Piruw Ripublika; em aimará: Piruw Suyu), é um país sul-americano limitado ao norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil e pela Bolívia e ao sul pelo Chile. O seu litoral, a oeste, é banhado pelo oceano Pacífico.

O território peruano abrigou a civilização de Caral, uma das mais antigas do mundo, bem como o Império Inca, considerado o maior Estado da América pré-colombiana. O seu território foi elevado a vice-reinado pelo Império Espanhol, no século XVI. Atualmente, o Peru é uma república presidencialista democrática dividida em 25 regiões. A sua geografia é variada, exibindo desde planícies áridas na costa do Pacífico, aos picos nevados dos Andes e à floresta amazônica, características que proporcionam a este país diversos recursos naturais.

As principais atividades econômicas incluem a agricultura, a pesca, a exploração mineral e a manufatura de produtos têxteis. Após a sua independência em 1821, o Peru passou por períodos de alternância entre turbulência política e crise fiscal e estabilidade e crescimento econômico.

A população peruana, estimada em 28 milhões, é de origem multiétnica e possui um alto grau de mestiçagem, incluindo ameríndios, europeus, africanos e asiáticos. O país é considerado nação em desenvolvimento e possui um nível de pobreza de 34%. O idioma oficial é principalmente o espanhol, ainda que um número significativo de peruanos fale quíchua e outras línguas nativas. A mistura de tradições culturais produziu uma diversidade de expressões nas artes, na culinária, na literatura e na música.

ZFRASE-PAI

Reino Unido

Reino Unido (em inglês: United Kingdom – UK), oficialmente Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Nortenota 6 (em inglês: United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland), é um Estado soberano insular9 10 localizado em frente à costa noroeste do continente europeu. O Reino Unido inclui a ilha da Grã-Bretanha, a parte nordeste da ilha da Irlanda, além de muitas outras ilhas menores. A Irlanda do Norte é a única parte do Reino Unido com uma fronteira terrestre, no caso, com a República da Irlanda.11 Fora essa fronteira terrestre, o país é cercado pelo oceano Atlântico, o mar do Norte, o canal da Mancha e o mar da Irlanda. A maior ilha, a Grã-Bretanha, é conectada com a França pelo Eurotúnel.

O Reino Unido é uma união política12 13 de quatro “países constituintes”: Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. O governo é regido por um sistema parlamentar, cuja sede está localizada na cidade de Londres, a capital, e por uma monarquia constitucional que tem a rainha Isabel II como a chefe de Estado. As dependências da Coroa das Ilhas do Canal (ou Ilhas Anglo-Normandas) e a Ilha de Man (formalmente possessões da Coroa), não fazem parte do Reino Unido, mas formam uma confederação com ele.14

O país tem quatorze territórios ultramarinos, todos remanescentes do Império Britânico, que no seu auge possuía quase um quarto da superfície da Terra, fazendo desse o maior império da história. Como resultado da era imperial, a influência britânica no mundo pode ser vista no idioma, na cultura e nos sistemas judiciários de muitas de suas antigas colônias, como o Canadá, a Austrália, a Índia e os Estados Unidos. A rainha Isabel II permanece como a chefe da Comunidade das Nações (Commonwealth) e chefe de Estado de cada uma das monarquias na Commonwealth.15

O Reino Unido é um país desenvolvido, com a sexta (PIB nominal) ou sétima (PPC) maior economia do mundo. Ele foi o primeiro país industrializado do mundo e a principal potência mundial durante o século XIX e o começo do século XX,16 mas o custo econômico de duas guerras mundiais e o declínio de seu império na segunda metade do século XX reduziu o seu papel de líder nos temas mundiais. O Reino Unido, no entanto, permaneceu sendo uma potência importante com forte influência econômica, cultural, militar e política, sendo uma potência nuclear, com o terceiro ou quarto (dependendo do método de cálculo) maior gasto militar do mundo. É um Estado-membro da União Europeia, tem um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas e é membro do G8, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Comunidade das Nações.

DIADOSPAISSS
Singapura

Singapura (FO 1943: Cingapura),nota 1 oficialmente República de Singapura, é uma cidade-Estado localizada na ponta sul da Península Malaia, no Sudeste Asiático, a 137 quilômetros ao norte do equador. Um país insular constituído por 63 ilhas, é separado da Malásia pelo Estreito de Johor, ao norte, e das Ilhas Riau (Indonésia) pelo Estreito de Singapura, ao sul. Singapura é altamente urbanizada, mas quase metade do seu território é coberto por vegetação. No entanto, mais terras estão sendo criadas para o desenvolvimento por meio de aterramento marítimo.

Singapura tinha sido uma parte de diversos impérios locais desde que foi habitada no século II d.C. A Singapura moderna foi fundada como um posto comercial da Companhia das Índias Orientais por Sir Stamford Raffles em 1819 com a permissão do Sultanato de Johor. Os britânicos obtiveram a soberania completa da ilha em 1824 e a cidade se tornou um dos Estabelecimentos dos Estreitos britânicos em 1826. Singapura foi ocupada pelo Império do Japão na Segunda Guerra Mundial e voltou ao domínio britânico após a guerra. Tornou-se auto-governada internamente em 1959. O território uniu-se a outros ex-territórios britânicos para formar a Malásia em 1963 e tornou-se um Estado totalmente independente dois anos mais tarde após a separação da Malásia. Desde então, teve um aumento maciço em termos de riqueza e é um dos quatro Tigres Asiáticos. A economia depende fortemente da indústria e dos serviços. O país é um líder mundial em diversas áreas: é o quarto principal centro financeiro do mundo, o segundo maior mercado de jogos de casino e o terceiro maior centro de refinação de petróleo do mundo. O porto da cidade é um dos cinco portos mais movimentados do mundo. O país é o lar do maior número de famílias milionárias em dólares per capita do planeta. O Banco Mundial considera a cidade como o melhor lugar no mundo para se fazer negócios. O país tem o terceiro maior PIB per capita por paridade do poder de compra do mundo, tornando Singapura um dos países mais ricos do planeta.

A cidade é uma república parlamentar com um sistema Westminster de governo unicameral. O Partido de Ação Popular (PAP) ganhou todas as eleições desde a concessão britânica de autonomia interna em 1959. O sistema legal de Singapura tem suas bases no sistema da common law inglesa, mas modificações foram feitas a ela ao longo dos anos, como a remoção de julgamento por júri. A imagem popular do PAP é a de um governo forte, experiente e altamente qualificado, apoiado por um serviço especializado civil e um sistema de educação com ênfase na realização e na meritocracia. No entanto, o partido é visto por alguns eleitores, críticos da oposição e observadores internacionais como sendo autoritário e demasiado restritivo quanto a liberdade individual.

Cerca de 5 milhões de pessoas vivem em Singapura, dos quais 2,91 milhões nasceram no local. A maioria da população é descendente de chineses, malaios e indianos. Há quatro línguas oficiais: inglês, chinês, malaio e tâmil. Um dos cinco membros fundadores da Associação de Nações do Sudeste Asiático, Singapura também abriga a Secretaria da APEC e é membro da Cúpula do Leste Asiático, do Movimento dos Países Não-Alinhados e da Commonwealth.

1SERPAI786767
Turquia

A Turquia (em turco: Türkiye), cujo nome oficial é República da Turquia (Türkiye Cumhuriyeti), é um país euro-asiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental (também conhecida como Rumélia), no sudeste da Europa. É um dos seis estados independentes cuja população é maioritariamente turca. Faz fronteira com oito países: a noroeste com a Bulgária, a oeste com a Grécia, a nordeste com a Geórgia, a Arménia e o enclave de Nakichevan do Azerbaijão, a leste com o Irão e a sudeste com o Iraque e a Síria. O Mar Mediterrâneo e o Chipre situam-se a sul, o Mar Egeu a sudoeste-oeste e o mar Negro a norte. O Mar de Mármara, o Bósforo e o Dardanelos (que juntos formam os Estreitos Turcos) demarcam a fronteira entre a Trácia e a Anatólia e separam a Europa da Ásia.nt 1 6

Os turcos começaram a migrar para a área que é atualmente a Turquia (“terra dos turcos”) no século XI. O processo foi acelerado pela vitória do Império Seljúcida sobre o Império Bizantino, na Batalha de Manziquerta. Os turcos seljúcidas constituíram um poderoso reino na Anatólia nos 150 anos seguintes, o Sultanato de Rum, que governou grande parte da Anatólia até às invasões mongóis, em meados do século XIII. A decadência do sultanato seljúcida deu origem à independência e expansão política e militar de uma série de beilhiques (principados muçulmanos), entre eles o dos otomanos, que viriam a absorver os restantes beilhiques e a criar o Império Otomano, que no seu auge, nos séculos XVI e XVII, se estendia desde o Sudeste da Europa ao Sudoeste da Ásia e Norte da África. Após o Império Otomano ter entrado em colapso, na sequência da derrota na Primeira Guerra Mundial, os seus territórios foram ocupados pelos aliados vitoriosos. Um grupo de jovens oficiais militares, liderados por Mustafa Kemal, organizou uma resistência contra os Aliados, e em 1923 estabeleceu a moderna República da Turquia, com Kemal Atatürk como seu primeiro presidente.

A localização da Turquia, entre a Europa e a Ásia, torna o país geoestrategicamente importante.7 8 A religião predominante no país é o Islão, com pequenas minorias de cristãos e judeus. A língua oficial do país é o turco, falado pela esmagadora maioria da população. A segunda língua mais usada é o curdo, falado pela maior minoria do país, os curdos, que representam cerca de 18% da população. As restantes minorias constituem entre 7 e 12% da população.9

A Turquia é uma república constitucional democrática, secular e unitária, com uma antiga herança cultural. O país tem relações estreitas com o Ocidente, nomeadamente através da sua presença em organizações como o Conselho da Europa, OTAN, OCDE, OSCE e G20. A Turquia iniciou as negociações de adesão plena à União Europeia em 2005, da qual é membro associado desde 1963 e com a qual tem um acordo de união aduaneira desde 1995. O país também tem fomentado estreitas relações culturais, políticas, económicas e industriais com o Médio Oriente, com os estados turcos da Ásia Central e com os países africanos através da participação em organizações como a Organização da Conferência Islâmica e a Organização de Cooperação Económica. Graças à sua localização estratégica, à sua grande economia e ao seu exército, a Turquia é classificada como uma potência regional.

papaipapaii

Uruguai

Uruguai,5 6 oficialmente República Oriental do Uruguai (em espanhol: República Oriental del Uruguay, pron. [re’pußlika o?jen’tal del u?u’?wai]), é um país localizado na parte sudeste da América do Sul. É a casa de cerca de 3,5 milhões de pessoas,7 dos quais 1,8 milhão vivem na capital, Montevidéu, e em sua área metropolitana. Estima-se que entre 88% e 94% da população possui ascendência principalmente europeia ou mestiça.8 A única fronteira terrestre do Uruguai é com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, no norte, sendo a segunda menor fronteira do Brasil com outro país sul-americano e a terceira menor do país continental vizinho em relação à Guiana Francesa. Para o oeste encontra-se o rio Uruguai e a sudoeste situa-se o estuário do rio da Prata. O país faz fronteira com a Argentina apenas em alguns bancos de qualquer um dos rios citados acima, enquanto que a sudeste fica o oceano Atlântico. O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, sendo somente maior que o Suriname.

A Colônia do Sacramento, o mais antigo assentamento europeu no Uruguai, foi fundada pelos portugueses em janeiro de 1680. Em 1777, com o Tratado de Santo Ildefonso, a colônia tornou-se uma possessão espanhola. A cidade de Montevidéu foi fundada pelos espanhóis no século XVIII como uma fortaleza militar. O Uruguai conquistou sua independência do Império do Brasil entre 1810 e 1828, após guerras que envolveram Espanha, Portugal, Argentina, além do próprio Brasil. Atualmente, o país é uma democracia constitucional, onde o presidente cumpre o papel de chefe de estado e chefe de governo. Segundo a Transparência Internacional, o Uruguai é classificado como o país menos corrupto da América Latina (seguido pelo Chile em segundo).9

O Uruguai é um dos países economicamente mais desenvolvidos da América do Sul, com um dos maiores PIB per capita, em 48º lugar no índice de qualidade de vida (2011) e no 1º em qualidade de vida/desenvolvimento humano na América Latina, quando a desigualdade é considerada.10 Foi o país latino-americano melhor classificado no Índice de Prosperidade Legatum.11 Durante a crise financeira de 2008-2009, o país foi o único do continente americano que não passou por uma recessão econômica técnica (dois trimestres consecutivos de retração).12 O Uruguai é reembolsado pela Organização das Nações Unidas pela maioria dos seus gastos militares, visto que a maior parte desses gastos é implantada nas forças de paz da ONU.

O país é conhecido por ser pioneiro em medidas relacionadas com direitos civis e democratização da sociedade.13 Em 1907, foi o primeiro país a legalizar o divórcio e, em 1932, o segundo país da América a conceder às mulheres o direito ao voto.13 Em 2007, foi o primeiro país sul-americano a legalizar uniões civis entre pessoas do mesmo sexo14 e a permitir a adoção homoparental.15 Em 2013, o país se tornou a segunda nação sul-americana a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo16 e o primeiro do mundo a legalizar o cultivo, a venda e o consumo de cannabis,17 o que levou a revista britânica The Economist a classificar o Uruguai como o país do ano de 2013, pela promoção de “reformas inovadoras que não se limitam apenas a melhorar um país, mas que, se imitadas, poderiam beneficiar o mundo”.18 19 A Reader’s Digest também classificou o Uruguai como o nono país “mais habitável e verde” do mundo e o primeiro na América.

FELIZDIADOAPAIS

Venezuela

A Venezuela, oficialmente República Bolivariana da Venezuela (em espanhol: República Bolivariana de Venezuela), é um país tropical, na costa norte da América do Sul. O país possui várias ilhas fora de seu território continental situadas em sua costa no mar do Caribe (português brasileiro) ou mar das Caraíbas (português europeu). A república é uma antiga colônia espanhola que conquistou a sua independência em 1821.

A Venezuela tem fronteiras com a Guiana a leste, com o Brasil ao sul e com a Colômbia a oeste. Os países Trinidad e Tobago, Granada, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia e Barbados, além de Curaçao e Aruba, que são países constituintes do Reino dos Países Baixos, e a municipalidade neerlandesa de Bonaire, estão a norte, ao largo da costa venezuelana. Sua área territorial é de 916 445 km², sendo o 32º maior país no mundo em território. Sua população é estimada em 28 892 735 habitantes1 e a capital nacional é Caracas. As cores da bandeira venezuelana são o amarelo, azul e vermelho, nessa ordem: o amarelo representa a riqueza da terra, o azul o mar e o céu do país, e o vermelho o sangue derramado pelos heróis da independência.5

Venezuela tem disputas territoriais com a Guiana (ex-colônia do Reino Unido), principalmente sobre a área de Essequibo, e com a Colômbia sobre o golfo da Venezuela. Em 1895, após anos de tentativas diplomáticas para resolver a disputa fronteiriça na Venezuela, a disputa sobre a fronteira do rio Essequibo deflagrou-se e então foi submetida a uma comissão “neutra” (composta por representantes do Reino Unido, Estados Unidos e da Rússia e sem representante direto da Venezuela), que, em 1899, decidiu-se contra a reivindicação territorial da Venezuela.6 A Venezuela é amplamente conhecido pela sua indústria de petróleo, pela diversidade ambiental do seu território e por seus recursos naturais. A nação é considerada um dos 17 países megadiversos do mundo,7 com uma fauna diversificada e uma grande variedade de habitats protegidos.

A Venezuela está entre os países mais urbanizados da América Latina;8 9 a grande maioria dos venezuelanos vivem nas cidades do norte, especialmente na capital Caracas, que é também a maior cidade do país. Outras cidades importantes incluem Maracaibo, Valência, Maracay, Barquisimeto, Mérida, Barcelona-Puerto La Cruz e Ciudad Guayana.

TENHAUMBRILHANTEDIADOSPAIS

CURIOSIDADES SOBRE AS COMEMORAÇÕES PELO MUNDO

CURIOSIDADES

Enquanto no Brasil ele acontece no segundo domingo de agosto, em cerca de 70 nações, entre elas os Estados Unidos, o Dia dos Pais cai no terceiro domingo de junho. Já alguns países de tradição católica, como Portugal, Espanha e Itália, fazem a celebração em 19 de março, dia de São José.
A data começou a ser instituída no Brasil em 1953, por uma sugestão do publicitário Sylvio Bhering – que propôs a comemoração inspirado na norte-americana. O primeiro Dia dos Pais brasileiro ocorreu no dia 14 de agosto de 1953, Dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus. Posteriormente, ele foi mudado para o segundo domingo de agosto. Outro país que celebra na mesma data é a ilha de Samoa, no Oceano Pacífico.
Confira abaixo algumas curiosidades sobre a data ao redor do mundo:

Primeiro registro

O primeiro registro de uma homenagem aos pais na história da humanidade data da antiga Babilônia, há cerca de 4 mil anos. Na época, um jovem teria feito um cartão para seu pai, moldado em argila. No presente, ele desejava sorte, saúde e vida longa a seu progenitor.

Malia, Obama e Sasha assistem ao discurso na Casa Branca (Foto: Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao lado das filhas, Malia e Sasha; Dia dos Pais no país é celebrado no terceiro domingo de junho (Foto: Reuters)

Terceiro domingo de junho

O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho em cerca de 70 países – entre eles, os Estados Unidos, que instituíram a data. O primeiro Dia dos Pais no país foi celebrado em 19 de junho de 1910. Na época, Sonora Louise Smart Dodd quis homenagear seu pai, que criou ela e seus irmãos sozinho após a morte de sua mulher.
Sonora conseguiu que a data se espalhasse ao redor do país. Em 1966, o terceiro domingo de junho foi designado oficialmente como Dia dos Pais no país, e em 1972 se tornou um feriado nacional.
Além dos EUA, fazem a comemoração no mesmo dia países como México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, Japão, Chile, Reino Unido, Holanda e África do Sul, além de países das Américas do Sul e Central, da África e da Ásia.
Pai ao lado da mulher e das duas filhas em Madri, na Espanha; Dia dos Pais é celebrado no país em 9 de Março, Dia de São José (Foto: Andres Kudacki/AP)
Pai ao lado da mulher e das duas filhas em Madri, na Espanha; Dia dos Pais é celebrado no país em 9 de Março, Dia de São José (Foto: Andres Kudacki/AP)

FELIZDIADPAIS

Dia de São José

Em países de maior tradição católica, o Dia dos Pais é celebrado em 19 de março, dia de São José, marido de Maria, mãe de Jesus. Entre eles, estão Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras.
Suíça, Liechstenstein e Croácia também comemoram na mesma data. No sul da Itália, há o costume de preparar um doce especial para os pais, conhecido como “Fritelle di San Giuseppe”.

Dia do Defensor da Pátria

Na Rússia, os pais são homenageados no dia 23 de fevereiro, data em que se comemora o Dia do Defensor da Pátria local. Originalmente, a data, que remonta de 1919, celebrava os membros das Forças Armadas russas.
Com o passar dos anos, todos os homens passaram a ter a data como seu dia. São realizados desfiles pelas cidades em homenagem aos veteranos de guerra, e os pais recebem uma atenção especial.
Pai com a filha em Dresden, na Alemanha; Dia dos Pais no país é celebrado 40 dias após o Domingo de Páscoa (Foto: Jorge Royan/Wikimedia Commons)
Pai com a filha em Dresden, na Alemanha; Dia dos Pais no país é celebrado 40 dias após o Domingo de Páscoa (Foto: Jorge Royan/Wikimedia Commons)
Ascensão de Jesus

Os pais são homenageados na Alemanha em uma data católica: o dia da ascensão de Jesus Cristo, data na qual, segundo a Igreja, o corpo físico de Jesus foi elevado aos céus. Ela acontece no 40º dia após o domingo de Páscoa, sempre uma quinta-feira. Os pais alemães costumam sair com carrinhos de comida e bebida pelas ruas e celebrar o dia com seus filhos, pais e irmãos pelas cidades. Muitos utilizam a data como uma oportunidade para beber.
Refugiado sírio segura filha no colo em campo na Jordânia em 24 de julho; Dia dos Pais é comemorado nos dois países no dia 21 de junho (Foto: Raad Adayleh/AP)
Refugiado sírio segura filha no colo em campo na Jordânia em 24 de julho; Dia dos Pais é comemorado nos dois países no dia 21 de junho (Foto: Raad Adayleh/AP)
Verão
Em alguns países do Oriente Médio, o Dia dos Pais é celebrado em 21 de junho, primeiro dia do verão na região. Entre os países que possuem essa tradição estão Líbano, Egito, Jordânia, Síria e os territórios palestinos. Uganda também comemora na mesma data.
Oceania
Nos países da Oceania, o Dia dos Pais é comemorado no primeiro domingo de setembro. Entre eles estão Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e as ilhas Fiji. Na Austrália, a data é bastante comercial, e há um grande incentivo à compra de presentes, como no Brasil.

Países nórdicos

Estônia, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia celebram o Dia dos Pais no segundo domingo de novembro todos os anos. Na Finlândia, ao invés de dar direitamente aos pais seu presente, muitos filhos optam por escondê-lo e dar pistas aos pais para que eles possam encontrá-lo.
Muçulmanos xiitas rezam ao lado de filhos em cerimônia em homenagem ao Imam Ali no Irã; aniversário do primeiro imã xiita marca o Dia dos Pais no país (Foto: Mohammed Al-Shaikh/AFP)
Muçulmanos xiitas rezam ao lado de filhos em cerimônia em homenagem ao Imam Ali no Irã; aniversário do primeiro imã xiita marca o Dia dos Pais no país (Foto: Mohammed Al-Shaikh/AFP)

Feriado islâmico

O Dia dos Pais é celebrado no Irã no aniversário do Imam Ali – que cai no 13º dia do Rajab, o sétimo mês do calendário islâmico. Imam Ali foi primo do profeta Maomé, e teria sido o primeiro homem a aceitar mensagem do profeta. Ele dedicou sua vida ao islã e é considerado o primeiro imã pelos xiitas. Na data, os iranianos se reúnem em mesquitas para honrar sua memória, e os pais também são homenageados.
Oitavo dia do oitavo mês
Em Taiwan, o Dia dos Pais é comemorado em 8 de agosto, o oitavo dia do oitavo mês do ano. No Mandarin, a pronúncia do número oito e da palavra “agosto” é bastante semelhante à palavra “pai”. Por isso, a população passou a homenagear os pais neste dia – que não é um feriado nacional.

PRESENTESPAISS6554

JÁ SABE COMO PRESENTEAR O SEU PAI?

QUER ALGUMA DICA? OBSERVE!

ESPORTISTA

Quem tem pai esportista, mesmo que não sejam atletas

profissionais, sabe como eles gostam de estar com os equi

pamentos em dia para que a prática do esporte transcorra

sem problemas. Veja o que ele está precisando e prsenteie;

sem pestanejar.

————-

Ohm…Ohm…

O pai que gosta de yoga, com certeza, em algum momento, vai

entoar o mantra Ohm, que é considerado pelos praticantes com

o som fundamental do universo. Seu pai é zen, gosta de yoga,

tem sempre um ensinamento oriental e você é totalmente o inverso.

Se este é o caso, surpreenda-o indo a uma aula de yoga com ele ou

pedindo para ele que o ensine algumas ásanas (posturas) no

dia dos pais. Com certeza, ele vai se emocionar e a harmonia

entre vocês vai aumentar. Experimente!

Mas caso você já faça yoga, procure uma novidade em postura,

algo que tenha certeza que ele ainda não conhece, e mostre

para ele, em um ambiente arrumado para isso. Use a imaginação!

————-

DVDs,  CDs, GRAVADORES, CELULARES, NOTEBOOKS, MP3, MP4, MP…..

Livros,  material de escritório… O importante é se vai

ter utilidade. Para dar um toque especial, coloque o presente

dentro de uma caixa de papel,  feita por você mesma(o).

————

PRESENTESS54545454

Mensagem fonada

É o conhecido serviço de telemensagens. Eles possuem diversos

temas e poesias, poemas… É só escolher e pedir para ligar no

momento que ele esteja presente – em casa ou no trabalho.

Bom mesmo é se você estiver por perto, porque assim que ele

desligar o telefone, você vai ganhar um mega abraço! E para com

pletar, você pode entregar lindas flores. Se quiser inovar, ligue

você mesmo e fale a mensagem que deseja. Se achar que a emo

ção não vai deixar a voz sair, uma dica é você gravar a mensa

gem em um gravador e assim que ele atender, dar o play.

———-

Mensagem pública

Surpreenda seu pai com uma mensagem linda. Não precisa ser

grande. É só vir do fundo do coração. Mas para ser diferente,

arrase na forma de expressar. Coloque sua mensagem em um

outdoor. Isso mesmo! Antes, lembre-se que seu pai precisa

passar pelo local para ver o presente original. As empresas de

outdoor possuem uma lista com os pontos que você pode colo

car sua mensagem. Outra forma de tornar público o que você

sente pelo seu pai é contratar um carro de som – esses especi

alizados – e fazer a declaração do seu amor no dia. Mas atenção!

Só faça isso se você tiver certeza de que ele irá gostar, porque,

em vez de agradar, pode ser que a mensagem se torne um

transtorno.

PRESENTES-PAPAIS

Colecionador

Selos, moedas, cédulas, cartões postais, revistas em quadrinhos…

Para o pai que é colecionador, receber uma peça que está

faltando em sua coleção é um presente dos deuses, concorda?

Mas você vai concordar que se já e difícil para ele conseguir como

colecionador, o que dirá você, não é mesmo? Se for quase impos

sível, pela raridade ou pelo preço, seja criativo. Procure saber a

peça que seu pai está “correndo” atrás e faça um reprodução, mas

de brincadeira. Entregue em um embrulho junto com uma

mensagem dizendo que, mais do que a peça que ele procura, a que

você acabou de presenteá-lo é raríssima, porque só ele vai ter.

————-

presentes-pai

Galã

O pai que faz o estilo galã adora andar bem arrumado, perfuma

do, com os cabelos alinhados… Hoje em dia, homens assim,

vaidosos, também são chamados de metrossexuais, como o jo

gador de futebol David Beckham, da Inglaterra. Dê perfumes,

cremes, gel ou mousse para os cabelos, uma roupa que o dei

xe mais bonito ainda. Cuidado para sua mãe não ficar com ciú

mes, já que o seu pai vai ficar mais gato ainda.

———-

Vá pra cozinha

Se a cozinha não é seu forte, mas você quer fazer algo diferente,

faça algumas tentativas antes do domingo de dia dos pais. As

sim, na data que forem comemorar, ele vai perceber que seu es

forço valeu a pena.

———-

presentes675565

Que chique !

A comemoração no dia dos pais costuma ser em algum restaurante,

mas no fim das contas, literalmente, é o papai quem paga. Inove.

Junte suas economias e deixe bem claro que o dia é especial e que

ele merece ser bajulado. Se você já é adulto e trabalha, mais um

motivo para pagar a conta, não é mesmo?

———-

Som na caixa!

Seu pai é fã de diversas músicas e possui muitos CDs que você

até perde a conta. Mas, com certeza, ele tem algumas que são

prediletas e que se lançassem uma coletânea, ele compraria

na hora. Peça ajuda para alguém da família monte um CD bem

bacana, com a “cara” dele. Este presente estilizado ele vai adorar.

———–

Mensagem filmada

Se você tem ou algum amigo seu possui uma filmadora, produza

um pequeno vídeo com imagens de fotos de momentos seus com

seu pai e o resto da família e uma música de fundo.Depois, você,

sua mãe e irmãos deixem-se ser gravados, individualmente, fa

lando uma mensagem bonita para ele. No fim da gravação, todos

juntos digam em alto e bom som “Eu te amo!”. Entregue a fita

para ele e assistam juntos. Vai ser pura emoção.

———–

presente-paisflores

Flores, sim!

Quem disse que homem não recebe flores, gente? É claro que

recebe. Apesar das flores serem muitíssimo vendidas no Dia

das Mães, os pais também merecem este mimo. Se ele não

for o tipo de homem que não tem paciência em cuidar de plan

tas, cuide você mesmo e mostre que seu amor se mantém vivo

assim com a flor.

dia-dos-paisARRM

Você enriquece esse espaço, com a sua presença, volte sempre!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: